A Igreja Católica em Portugal promove a 25 de Junho, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima, a sua sexta Jornada da Pastoral, desta feita centrada na renovação do conceito de “igualdade”, num ano em que se assinala o Centenário da República em Portugal. Para o director do Secretariado nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), Padre Tolentino Mendonça, este é “um momento de grande importância”, como espaço de “encontro, congregação, refontalização”.
Um mês depois da presença do Santo Padre Bento XVI em Portugal, o Santuário de Fátima recorda o momento como “um acontecimento memo-rável”, nas palavras do reitor da instituição. Na edição de 13 de Junho do jornal “Voz da Fátima”, publicação informativa oficial do Santuário de Fátima, o Padre Virgílio Antunes descreve, em editorial, que nesta visita “os portugueses souberam receber muito bem, manifestaram uma amizade sincera, uniram-se instituições de carácter bem diferente, e o resultado foi muito bom”.
Fátima viveu de novo um dos seus momentos mais bonitos do ano. Uma multidão imensa de crianças, acompanhada pelos seus cate-quistas, e muitas, muitas famílias estiveram a 10 de Junho em Fátima a participar na Peregrinação das Crianças, um momento particular e especial que se vive anualmente neste santuário de Maria em Fátima. Integrada nas Celebrações do Cen-tenário do Nascimento de Jacinta Marto, a Pere-grinação das Crianças procurou mostrar aos mais novos este exemplo concreto de uma vida de entrega e dedicação aos outros e de grande amor e oração pela Igreja.