Dois meses depois da peregrinação de Bento XVI ao Santuário de Fátima, a oferta com que o romano pontífice distinguiu este Santuário pode agora ser vista na Exposição “Fátima Luz e Paz”. Esta peça tem a particularidade de incorporar elementos intimamente relacionados com a iconografia de Fátima, como é o facto de o conjunto das hastes das rosas cercar o coração cintado pelos espinhos de uma delas e de o mesmo conjunto incorporar um rosário de ouro e pérolas brancas. A Rosa de Ouro alude, assim, através destes símbolos, ao Coração Imaculado de Maria e ao título com que a Virgem Maria é venerada no Santuário de Fátima.
Os contundentes apelos do Bispo Auxiliar de Porto marcaram a Peregrinação Internacional de Julho. Nas duas homilias proferidas em Fátima, D. João Miranda falou sobre as causas e as consequências da actual crise. Na noite do dia 12, o bispo pediu “conserto” e uma Nova Ordem para a “Europa decadente, a precisar de um conserto que devolva a esperança e a confiança às nações” e, à Igreja, pediu uma “Nova Ordem pastoral”. Na manhã de 13, apontou injustiças sociais e atentados contra a vida, e propôs exame de consciência.
A peregrinação anual do Movimento da Mensagem de Fátima ao Santuário de Fátima decorre em 2010 no fim-de-semana de 17 e 18 de Julho. No ano de centenário do nascimento da vidente Jacinta Marto, a peregrinação nacional tem como lema "Reparte com alegria, como a Jacinta", tema proposto aos peregrinos pelo Santuário de Fátima.
Pela 11ª vez consecu-tiva, o Santuário de Fá-tima tomou a iniciativa de convidar avós e netos para um momento de oração e convívio, que pretende ser de louvor a Deus e de homenagem aos avós. A uma só voz, os avós rezaram: “Ó Mãe da Es-perança, trazemos no coração os nossos filhos e netos. Desejamos para eles a vida, a paz, a alegria, a felicidade”.
Missa das 11:00 cele-brada na Igreja da Santíssima Trindade Durante o período en-tre 1 de Julho e final de Outubro, devido a uma maior presença de peregrinos no San-tuário de Fátima, a missa oficial das 11:00 é celebrada, de segunda-feira a sábado, na Igreja da Santíssima Trindade.
Os bispos portugueses reunem em Fátima de 14 a 16 de Junho para as Jornadas Pastorais da Conferência Episcopal. Num ano marcado pela visita de Bento XVI a Portugal, em Maio passado, a iniciativa terá como tema “Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal – Interpelações socioculturais”.