A peregrinação de 12 e 13 Setembro teve como tema “Não vos inquieteis com o dia de amanhã” (Mt 6, 34). "Não é só para nós mas também para os cristãos individualmente e para as comunidades cristãs que `as ilusões e as preocupações da vida e das coisas de que nossas vidas dependem` constituem obstáculos para a fé em Deus providente. Elas também constituem verdadeiros problemas e obstáculos para os governos nacionais e para as Organizações mundiais, incluindo as Nações Unidas,na crença em Deus e na Sua orientação à criação e à Humanidade", advertiu o Cardeal Peter Turkson é o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, que presidiu à peregrinação .
O Santuário de Fátima assinala de modo especial o aniversário da 4ª aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 19 de Agosto. Preside à eucaristia o bispo da diocese da Guarda, D. Manuel Felicio, uma vez que esta diocese realiza a 18 e 19 de Agosto a sua peregrinação anual a Fátima. Programa:
A série documental “Fátima e o Mundo” assume-se como um projecto que pretende mostrar o cariz universal da mensagem e a devoção a Nossa Senhora de Fátima. É este o desafio a que se propõe este projecto audiovisual, rea-lizado em estreita ligação e com a colaboração do Santuário de Fátima. O autor deste trabalho é Manuel Arouca, escritor, de livros, telenovelas, séries televisivas e documentários. O desafio é registar em filme o alcance universal da mensagem de Nossa Senhora de Fátima.
O Santuário de Fátima prepara-se para a celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, que ocorreram em 1917. Os próximos sete anos, com início no ano litúrgico de 2011, que começa no primeiro Domingo do Advento, a 28 de Novembro, serão dedicados às aparições. Em conferência de imprensa realizada na tarde de 12 de Agosto no Santuário de Fátima, o Reitor da instituição, Padre Virgílio Antunes, destacou os principais objectivos da celebração. O primeiro ano de celebrações, 2011, partirá das aparições do Anjo e da frase inspiradora «Meu Deus, eu creio…».
- São falsas e caluniosas as acusações amplamente divulgadas na internet, segundo as quais, por ordem da Reitoria do Santuário de Fátima, são maltratados ou abatidos os cães ali encontrados; - As imagens chocantes, que mostram cães enjaulados, não foram captadas no Santuário de Fátima, como pretende mostrar a sua inclusão nas comunicações que estão a circular na internet, mas foram retiradas de um site de luta contra os maus tratos a animais, sem que se cite a fonte; Para aceder ao Comunicado da Reitoria na íntegra: