O apelo foi feito esta manhã em Fátima pelo Bispo de Aveiro, que presidiu à edição deste ano da Peregrinação das Crianças, uma das mais participadas peregrinações ao Santuário de Fátima, todos os anos a 9 e 10 de Junho. “Queremos construir um Portugal melhor a pensar em vós, a trabalhar convosco e a rezar convosco. Precisamos de olhar o futuro com verdade, com alegria e com esperança”, afirmou D. António Francisco dos Santos que, no final da homilia manifestou a sua alegria pela vinda a Fátima como presidente desta peregrinação. “O bispo de Aveiro gostou muito de estar aqui convosco em Fátima”, disse. A peregrinação deste ano voltou a acolher na Cova da Iria uma multidão de crianças de todo o país, incluindo das ilhas. Muitas chegaram a Fátima na noite de ontem e a grande maioria chegou esta manhã.
“Adorar Deus em espírito e verdade - Adoração como a-colhimento e compromisso” é o título do Simpósio teológico-pastoral que decorre entre 24 e 26 de Junho, no Santuário de Fátima. Os trabalhos decorrem na Capela da Morte de Jesus, na Igreja da Santíssima Trindade. O plano temático inclui diversos núcleos: a questão de Deus na cultura contemporânea, um aprofundamento da atitude crente, a adoração como expressão da fé, a figura de Maria enquanto modelo de todo aquele que acredita.
A 25 de Fevereiro o Santuário de Fátima abriu o concurso para a criação da música para o hino do centenário das aparições. O Santuário de Fátima pretende que “o hino se apresente como elemento identificador do acontecimento celebrado, pelo que deve ser facilmente apreensível e memorizável pelas assembleias que se congregam em torno da Mensagem de Fátima, no Santuário ou fora dele”.
A letra para o hino do centenário das aparições está escolhida, após selecção realizada no âmbito do concurso nacional promovido pelo Santuário de Fátima. O refrão da composição, que tem como título "Mestra do Anúncio, Profecia do Amor", é: Ave o clemens, ave o pia! Salve Regina Rosarii Fatimae! Ave o dulcis Virgo Maria!
No 91º aniversário da morte da Beata Jacinta, a 20 de Fevereiro de 2011, celebra-se a Festa dos Beatos Francisco e Jacinta. No Santuário de Fátima, a celebração principal terá lugar às 11:00 do dia 20, com a eucaristia, na Igreja da Santíssima Trindade. Na noite de 19, recitar-se-á, como habitualmente, o rosário, na Capelinha das Aparições. Mas, apenas neste dia, seguir-se--á uma procissão de velas até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde terá lugar uma Vigília de Adoração, junto aos túmulos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou a realização de uma celebração nacional, a 13 de Maio, no Santuário de Fátima, para assinalar a beatificação de João Paulo II, que acontece no dia 1 desse mês na Praça de S. Pedro, no Vaticano. “É um motivo grande para fazermos festa pela beatificação do nosso Papa”, disse o porta-voz da CEP.
Peregrinos de Fátima exortados à obediência filial a Deus Apesar da chuva que se faz sentir este domingo, 13 de Fevereiro, são muitos os peregrinos em peregrinação ao Santuário de Fátima, no dia em que se faz memória das aparições de Nossa Senhora neste lugar e no sexto aniversário do falecimento da vidente Lúcia de Jesus. Vindos de Portugal, Alemanha, Espanha e Itália, mais de seis mil peregrinos participaram nas celebrações desta manhã na Cova da Iria, que iniciaram na Capelinha das Aparições, com a recitação do rosário. Seguiu-se a procissão para a Igreja da Santíssima Trindade, onde foi celebrada a missa.