«Anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus» é o lema episcopal escolhido por D. Virgílio Antunes, ordenado bispo na tarde de 3 de Julho, na Igreja da Santissíma Trindade, no Santuário de Fátima. D. Virgílio entrou solenemente na Diocese de Coimbra no domingo dia 10 de Julho. Nas suas palavras no final da ordenação episcopal consagrou-se e ao seu trabalho a Nossa Senhora: "Que eu seja todo teu, ó Mãe de Cristo e Mãe da Humanidade. Que esta pedra azul, pequenina e discreta, que figura nas minhas insígnias, signifique a tua presença materna aos pés da cruz de Cristo e de todas as minhas cruzes".
Uma estampa distribuída ao longo da manhã de 1 de Maio nas principais entradas do Recinto de Oração do Santuário de Fátima tem impressa a oração proferida por João Paulo II na sua primeira peregrinação a Fátima: “Bendita sois vós! Bendito o fruto do vosso ventre, Jesus! Ave, cheia de graça, Mãe de deus e Mãe nossa! No cumprimento da vossa profecia, Senhora, aqui, ao ingressar neste vosso solar de Fátima, e ao saudar-Vos, Mãe querida, permiti-me usar as palavras que nos ensinastes, para clamar diante dos irmãos: «A minha alma glorifica o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador!»”.
Pela terceira vez consecutiva, o Santuário de Fátima acolhe o Encontro de Coros Infantis, este ano no dia 25 de Abril e com os seguintes coros participantes: Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima - Santuário de Fátima, Coro Juvenil do Carmo - Beja, Coro Vox et Communio – Penacova, Coro Infantil de Santa Catarina da Serra – Leiria e Academia Coral de Dortmund - Alemanha. Após os momentos de ensaio e de partilha entre os coralistas e os directores dos vários coros, terá lugar o concerto, às 16:00, na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. As entradas são livres e gratuitas e o concerto terá a duração de 1h30.
Estão abertas audições para selecção de cantores para o Coro do Santuário de Fátima. Realizar-se-ão em Abril nos dias 14 e 15, às 18:30 e às 21:00, respectivamente, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima.
Porque neste ano pas-toral de 2010-2011 se pretende de forma es-pecial fazer memória das aparições do Anjo em Fátima, em 1916, o Santuário de Fátima está a organizar, para o dia 31 de Março, a evocação da primeira aparição deste mensa-geiro de Deus.