A 17 de junho, às 15:30, a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (G.N.R.) dará concerto no Santuário de Fátima. As entradas serão livres e gratuitas e o espetáculo decorrerá no anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI. A Banda será dirigida pelo sargento-mor Armindo Luís, que desde 2009 assume a subchefia da Banda Sinfónica da G.N.R, e acompanhada pelo quinteto de trompetes “Almost 6”.
Apesar do tempo frio e chuvoso, o Santuário de Fátima acolheu na manhã de 10 de junho milhares de crianças, seus familiares e catequistas, vindos de todo o Portugal. Nas suas palavras às crianças, durante a homilia da missa celebrada no Recinto de Oração do Santuário, o presidente da peregrinação, D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, exortou as crianças a cumprirem os seus compromissos com Deus, e apelou a atitudes de "confiança em Deus", "disponibilidade para Deus", "compromisso com Deus" e "fidelidade a Deus".
A 10 de junho será apresentado na Cova da Iria o Hino da Peregrinação das Crianças. Intitulado “Senhora de maio”, o hino tem letra da irmã Maria Isolinda, o membro mais antigo da Comissão Organizadora da Peregrinação, e música da autoria de Cristiana Francisco. Além do hino, foi também criado um cântico alusivo ao tema da peregrinação. Com letra do padre José Henrique e música da autoria do maestro Paulo Lameiro, o trabalho musical intitula-se “O que é que vossemecê me quer?".
D. José Manuel Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, presidiu à peregrinação aniversária de junho, que fez memória da segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de junho de 1917. Na missa de 13 de junho, concelebraram D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima; D. Miguel Sebastião, missionário comboniano bispo de Lai, Chade (América Central), e 106 sacerdotes. Nas suas palavras aos peregrinos e com base no tema da peregrinação - “Que devo fazer para ter a vida eterna?” - D. José Cordeiro sublinhou a importância da doação pessoal a Deus. "É urgente uma cultura do dar, porque esta é a lei da vida", disse.
A Igreja Católica celebra a 20 de maio o Dia Mundial das Comunicações Sociais, instituído pelo Concílio Vaticano II. "Silêncio e palavra: caminho de evan-gelização" é o título da mensagem do Santo Padre Bento XVI. Nela, o Papa confia a Nossa Senhora a obra da evangelização: "Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a Palavra», confio toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social".
A peregrinação anual da Adoração Noturna Espanhola ao Santuário de Fátima realiza-se entre 17 e 20 de maio. Trata-se da maior peregrinação estrangeira vinda de um só país, Espanha, e realiza-se desde 1987. De acordo com a organização, a Adoracíon Nocturna Espanõla traz a Fátima mais de cinco mil peregrinos, acompanhados por três bispos espanhóis, para quatro dias de um programa “intenso, vibrante, de reflexão e participado”. A peregrinação deste ano adotou como lema aquele que o Santuário de Fátima propõe atualmente com tema pastoral: “Quereis oferecer-vos a Deus?”, pergunta feita por Nossa Senhora de Fátima aos três videntes, em 13 de maio de 1917.
D. Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, presidiu estes dias em Fátima à peregrinação aniversária da primeira aparição de Nossa Senhora. Após o final das celebrações, na tarde do dia 13, D. Gianfranco Ravasi assinou o Livro de Honra do Santuário de Fátima. Em italiano, escreveu: “Com grande emoção pela experiência verdadeiramente única de espiritualidade, de intensidade humana, de acolhimento festivo, vivida em Fátima, um grande abraço na sombra da presença serena de Maria”.