O convite é lançado aos jovens que durante os próximos dois meses peregrinam ou visitam Fátima: entrem na vossa casa no Santuário de Fátima, a Casa Jovem! Este projeto pastoral reabriu portas no fim de semana de 30 de junho/1 de julho, na Colunata Sul. Funciona aos fins de semana, até ao final de agosto.
D. Nuno Brás, bispo auxiliar do patriarcado de Lisboa, presidiu à peregrinação aniversária de julho, nos dias 12 e 13. Nas suas palavras aos peregrinos durante a homilia da missa do dia 13, celebrada no Recinto de Oração, D. Nuno Brás apontou a vida em Cristo como caminho para uma vida plena. "Muitos são os modos de vida que a sociedade contemporânea nos apresenta, não raras vezes atraentes e fáceis; mas nenhum deles constitui a Vida plena, abundante e feliz: essa, apenas a poderemos encontrar no Senhor Jesus Cristo – e, não tenhamos dúvidas, em `Cristo crucificado`", disse. Por entre "dúvidas, incertezas, inseguranças e pecados que diariamente nos cercam, por entre os medos, fraquezas e incapacidades que marcam hoje a política, a vida das sociedades e dos povos, o Senhor Jesus continua a mostrar-se a cada ser humano como `caminho, verdade e vida", acrescentou.
Os peregrinos são convidados a acolherem a proposta do Santuário e a fazerem a evocação da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, acontecimento de que se faz memória especial durante este ano pastoral.