A 13 de maio em Fátima, em celebração para a qual é convidado todo o povo de Deus, o pontificado do Papa Francisco será consagrado a Nossa Senhora de Fátima. Como resposta ao pedido apresentado pelo Papa ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, para que este consagrasse o seu pontificado a Nossa Senhora de Fátima, os bispos portugueses decidiram que esta consagração se fará no próximo dia 13 de maio.
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, está em visita pastoral ao Santuário de Fátima de 16 a 21 de abril. Depois de ter concluído a visita pastoral às paróquias da diocese, D. António Marto entendeu oportuno fazer também a visita ao Santuário de Fátima, como manifestação da sua solicitude pastoral. Nas palavras do reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, “temos a enorme alegria de acolher o nosso bispo. O bispo diocesano é o nosso pai na fé que, com a sua presença e a sua palavra, nos indica o caminho a seguir, no seguimento de Cristo”.
O Papa Francisco pediu, por duas ocasiões, a D. José Policarpo, cardeal patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, que consagrasse o seu ministério petrino a Nossa Senhora de Fátima. A revelação foi feita esta tarde no Santuário de Fátima por D. José Policarpo, na sessão de abertura da 181.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
No terceiro ano da celebração do Centenário das Aparições, o tema pastoral proposto aos peregrinos centra-se na mensagem da segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de junho de 1917. Também a Peregrinação das Crianças, a 9 e 10 de junho próximo, assumirá o desafio de falar aos mais novos sobre este acontecimento e sobre a mensagem aqui deixada por Maria. O tema da peregrinação será "Coração de Maria, refúgio e caminho"
No contexto de uma iniciativa que ultrapassou as fronteiras nacionais e que este ano volta a contar com a participação de um coro estrangeiro, o programa do V Encontro de Coros Infantis do Santuário de Fátima integra um Concerto na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a 25 de abril, às 15:30. As entradas são livres.
"Neste dia, a Igreja recorda a entrada de Cristo, o Senhor, em Jerusalém, para consumar o seu mistério pascal..." D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, preside no Santuário de Fátima, à Eucaristia de Domingo de Ramos. A bênção dos ramos, seguida da procissão até ao altar do recinto, será às 10:30.
A 14 de abril realiza-se a última conferência do ciclo temático deste ano, no local habitual, à hora do costume: Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, 16:00. O tema da conferência, a apresentar por António Martins, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, será «Desafiados por Deus na liberdade e na confiança». Após a conferência, realizar-se-á um breve momento musical, a cargo da Orquestra portuguesa de Guitarras e Bandolins.
A partir deste ano, o Santuário de Fátima fixa a data de 21 de março para a evocação das aparições do Anjo da Guarda aos videntes, Lúcia, Francisco e Jacinta. Não tendo a Irmã Lúcia nos seus escritos, nem os interrogatórios oficiais realizados aos videntes e aos seus familiares indicado em concreto os dias das três aparições ocorridas em 1916, o Santuário de Fátima decidiu passar a evocar estas aparições numa data que se aproximará da data da primeira aparição. Foi escolhido 21 março, primeiro dia da primavera; passará portanto a ser esta data a celebrativa destas aparições.
Sob a direção de António Vassalo Lourenço, a Orquestra Filarmonia das Beiras e o Coro Amigos da Música de Espinho apresentam, a 7 de abril, no 2.º Domingo da Páscoa do Senhor, no Centro Pastoral de Paulo VI, o Concerto de Páscoa do Santuário de Fátima. Intervirão também Joana Fonseca, soprano, Alexandra Calado, contralto, e Paulo Bernardino, ao órgão. As obras são de Vivaldi: Stabat Mater e Gloria.