D. Luis Quinteiro Fiuza, bispo de Tuy-Vigo, Espanha, que presidiu à peregrinação, exortou os cristãos a uma maior vivência em comunidade e em ambiente de colaboração, isto como resposta à “crise de valores, de sentido, de trabalho e de emprego” que a sociedade atualmente vive. D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, nos momentos finais da Eucaristia, pediu uma oração pelo Papa Francisco, em especial pela sua viagem apostólica ao Brasil para participação na Jornada Mundial da Juventude, na próxima semana.
Na manhã de 23 de junho terminou em Fátima o simpósio teológico-pastoral «Não tenhais medo. Confiança – Esperança – Estilo Crente», uma iniciativa do Santuário de Fátima, inserida no conjunto das propostas do 3.º ciclo celebrativo do Centenário das Aparições. Participaram nos trabalhos, que decorreram no Centro Pastoral de Paulo VI, à volta de 350 pessoas. Cerca de 250 acompanharam as várias conferências e painéis à distância, através da internet, uma vez que o simpósio foi transmitido em direto on line. Confiança e esperança são duas palavras-chave da mensagem de Fátima. “A mensagem de Fátima é fundamentalmente uma mensagem de esperança e, por isso, um apelo à confiança” afirmou o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, na sessão de encerramento.
«Quereis oferecer-vos a Deus? Horizontes contemporâneos da entrega de si» Conferências do simpósio teológico pastoral de junho de 2012 | Isabel Varanda (coord)