2ª Peregrinação da comunidade surda ao Santuário de Fátima
Programa conta com atividades sobre a Mensagem de Fátima
Realiza-se este domingo, no Santuário de Fátima, a 2ª Peregrinação da comunidade surda em Portugal. Esta é uma peregrinação nacional promovida pelo Santuário de Fátima em conjunto com as Irmãs da Aliança de Santa Maria e com o Grupo de Intérpretes de Língua gestual portuguesa do Santuário.
O programa tem início às 10h30 com o acolhimento no Centro Pastoral de Paulo VI, seguindo-se uma atividade lúdico-formativa sobre a Mensagem de Fátima. Às 12h30 haverá um almoço partilhado no Albergue de peregrinos a pé e às 14h30, na Capelinha das Aparições, haverá um momento de saudação a Nossa Senhora. O programa termina às 15h00 com a missa, com interpretação em língua gestual portuguesa na Basílica da Santíssima Trindade.
«Quisemos criar um dia específico com uma comunidade que vem com regularidade ao Santuário mas de forma individual», disse à sala de imprensa Joana Sousa, da equipa de intérpretes.
A primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas propostas.
A primeira missa com interpretação gestual no Santuário foi celebrada em maio de 2013, de forma a proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais. O grupo de intérpretes de língua gestual portuguesa que colabora com o Santuário de Fátima é composto por 12 elementos que semanalmente, ao domingo, interpretam em língua gestual portuguesa a missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.
Programa
Informações sobre o almoço
Falta um mês para a Peregrinação
Faltam duas semanas
Falta uma semana
AFL
|