No seguimento das notícias trágicas que nos chegam das Filipinas após a passagem do tufão Haiyan, no passado mês de novembro, o Santuário de Fátima apela à caridade dos seus peregrinos e visitantes e anuncia que os resultados da campanha de Natal deste ano terão como destino as populações mais afetadas desse país. Entretanto, o Santuário de Fátima comunica que enviará em breve, através da Cáritas, a quantia de 25.000 euros para apoio às necessidades mais prementes.
O Santuário de Fátima promove mensalmente, de dezembro a abril, um ciclo de conferências, realizado sob a coordenação de Ana Jorge, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Esta ação pretende enriquecer a reflexão, segundo as mais diversas perspetivas, acerca do tema do ano: “Envolvidos no amor de Deus pelo mundo”. A 8 de dezembro, Marta Heleno, da Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, apresentará o tema “Maria, nossa Mãe”.
Chegamos ao final de mais um ano, o terceiro, do septenário de celebração do centenário das aparições da Virgem Maria, em Fátima. Durante todo o ano pastoral de 2012-2013, o Santuário de Fátima refletiu acerca da exortação que a Virgem dirigiu aos três videntes no diálogo da aparição do mês de junho – “não tenhais medo” – e procurou, de diversos modos e recorrendo a variados meios e suportes, vivenciar a atitude crente advinda daquela exortação – a confiança.
O ano pastoral de 2013-2014 é dedicado à aparição de julho. O tema escolhido é: «Envolvidos no amor de Deus pelo mundo». A inspiração para o tema veio da própria oração que Nossa Senhora ensinou aos Pastorinhos em julho: «Ó Jesus, é por Vosso amor...». Esta aparição é particularmente rica de conteúdos e a dificuldade maior foi identificar um aspeto que fosse unificador. Optou-se pelo “amor de Deus pelo mundo” como dimensão que melhor permite abordar os diversos conteúdos da Mensagem de Fátima, comunicados nesta aparição.
O Santuário de Fátima convida todos os interessados a participarem na Jornada de Apresentação do Ano Pastoral de 2013- 2014, no 4.º ciclo da celebração do Centenário das Aparições, a 30 de novembro. A sessão decorre no anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI, antecedida pela inauguração de uma exposição, no Convivium de Santo Agostinho, na zona da Reconciliação da Basílica da Santíssima Trindade.