09 de junho, 2013




Na missa com os peregrinos, no Santuário de Fátima, no passado sábado, 29 de junho, aos casais, sacerdotes, religiosas e religiosos presentes que comemoram neste ano 25, 50 ou 60 anos de compromisso perante Deus, o bispo de Leiria-Fátima fez-lhes um forte apelo a darem vivo testemunho da beleza da sua vocação. Partindo do exemplo de fé e amor a Cristo que viveram os apóstolos S. Pedro e S. Paulo, D. António Marto sublinhou que a fé é a raiz da vida cristã e de toda a vocação. Convidou-os ainda a serem perseverantes no caminho empreendido, mesmo no meio das provações da vida. “A fidelidade com que Deus nos ama é a garantia da nossa própria fidelidade, se soubermos corresponder ao seu amor”. Considerou, por outro lado, que o mundo de hoje cria muitas dificuldades à vivência quer da vida cristã quer de todas as vocações, a começar pelo matrimónio, posto em causa com a confusão de modelos alternativos apresentados na sociedade. Daí a necessidade de testemunhas da beleza das diferentes vocações cristãs. Exortou por fim a crescer na santidade da própria vocação, afirmando que todas são igualmente importantes para a vida e missão da Igreja no mundo.
A festa jubilar reuniu 40 casais, 12 religiosas, 2 religiosos, 3 sacerdotes diocesanos e cerca de quatro dezenas de familiares da diocese de Leiria-Fátima para a celebração conjunta da alegria e da gratidão a Deus pela graça e pela experiência da própria vocação. No tempo dedicado à apresentação dos jubilários e ao testemunho, um casal, duas religiosas e um padre contaram a sua experiência, pondo em relevo quer as alegrias vividas quer as dificuldades experimentadas. Não faltou também a referencia à gratidão para quantos os ajudaram na sua caminhada: as respetivas famílias e comunidades paroquiais, sacerdotes que os acompanharam e outras pessoas que lançaram boas sementes nos seus corações e os marcaram de algum modo nas suas vidas. O primeiro ato foi concluído com uma homenagem coletiva a Nossa Senhora, cujo amparo todos agradecem.
 
Como se tratava de uma festa, após a partilha de testemunhos de vida, a celebração da eucaristia de ação de graças a Deus, na qual também houve a renovação dos próprios compromissos e a súplica de novas vocações, a última parte do encontro foi dedicada à confraternização à volta da mesa: o almoço partilhado. Não faltou a música e mesmo um pé de dança, o bolo de aniversário e as felicitações mútuas, numa alegria contagiante que envolveu o próprio bispo diocesano.
 
A organização da festa jubilar foi feita em colaboração pela equipa do departamento da pastoral familiar, da animação vocacional e dos institutos religiosos da Diocese. Também o Santuário de Fátima deu uma preciosa colaboração.
 
Padre Jorge Guarda
Diretor do Serviço de Animação Vocacional



ARQUIVO:
A Diocese de Leiria-Fátima informa: 
 
Todos os diocesanos de Leiria-Fátima que celebram em 2013 os 25, 50 ou 60 anos da sua vocação estão convidados para uma festa em comum, presidida pelo bispo D. António Marto, em Fátima, no próximo dia 29 de junho.
 
Como tem acontecido anualmente, D. António Marto convida os casais, sacerdotes, religiosos, religiosas e outros consagrados da diocese de Leiria-Fátima a celebrarem juntos o seu jubileu vocacional. Assim, todos os que comemoram este ano o 25.º, 50.º ou 60.º aniversário do seu matrimónio, ordenação ou consagração poderão inscrever-se para a celebração a ter lugar em Fátima, no próximo dia 29 de junho de 2013.
 
O programa começa com o acolhimento, às 09h00, na Basílica da Santíssima Trindade, seguindo-se a apresentação e os testemunhos dos participantes, às 09:30, na capela da Ressurreição de Jesus. Aqui será celebrada a Eucaristia, às 11:00, terminando o encontro em ambiente de festa e confraternização, no Albergue do Peregrino, num almoço partilhado entre todos.
 
No seu convite, D. António Marto recorda o motivo e os objectivos desde Jubileu das Vocações: “Será um momento alto para reviver e reavivar o encanto e a frescura do primeiro ‘sim’, para celebrar o caminho percorrido e correspondido ao longo da vida, para agradecer a Deus os frutos que, através destas vocações, suscitou ao serviço da vida e do amor, e para renovar os compromissos vocacionais. Assim manifestar-se-á também a beleza das várias vocações que adornam a Igreja de Jesus e fazem dela um jardim florido com o esplendor dos mais variados dons e vocações”. 
 
A organização envolve a cooperação dos serviços diocesanos das Vocações, da Pastoral Familiar e da Vida Consagrada, bem como a direcção diocesana da Conferência dos Institutos Religiosos (CIRP).
 
Os interessados poderão descarregar a ficha de inscrição e entregá-la aos respectivos párocos ou enviá-la para um dos seguintes contactos do casal Elsa e José António Machado: Rua Mestre José da Silva Roque, 3 - 2430-450 Marinha Grande; Tel. 919 371 149; email: [email protected]
 
Mais informações poderão ser solicitadas aos mesmos contactos, ou consultadas no folheto que está em distribuição por todas as paróquias e na página da diocese na internet https://www.leiria-fatima.pt/.
PDF

HORÁRIOS

18 nov 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.