"Abençoai cada um destes vossos filhos e filhas, confirmai-os na esperança e na caridade, protegei-os de todos os perigos, temporais, morais e espirituais, ajudai-os a construir a sua nação, em espírito de colaboração e fraternidade e a viver em paz uns com os outros e com a família das nações espalhadas pela face da terra". (D. Filipe Néri Ferrão, arcebispo de Goa e Damão)
"Abençoai cada um destes vossos filhos e filhas, confirmai-os na esperança e na caridade, protegei-os de todos os perigos, temporais, morais e espirituais, ajudai-os a construir a sua nação, em espírito de colaboração e fraternidade e a viver em paz uns com os outros e com a família das nações espalhadas pela face da terra". (D. Filipe Néri Ferrão, arcebispo de Goa e Damão)
A data e local para a estreia do musical sobre as aparições e a mensagem de Fátima estão definidos: outubro de 2016, no anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima. O contrato, entre o Santuário de Fátima e a Elenco Produções, para a produção desta obra de teatro musical foi assinado em Fátima, a 10 de setembro. Para o Santuário de Fátima, a aposta nesta iniciativa cultural de âmbito musical apresenta-se como mais um meio com vista à evocação e celebração do acontecimento e da mensagem das aparições, ocorridas em 1917.
"“Homens, dizemos neste momento singular, procurai ser dignos do dom divino da paz. Homens, sede homens. Homens, sede bons, sede cordatos, abri-vos à consideração do bem total do mundo. Homens, sede magnânimos. Homens, procurai ver o vosso prestígio e o vosso interesse não como contrários ao prestígio e ao interesse dos outros, mas como solidários com eles. Homens, não penseis em projetos de destruição e de morte, de revolução e de violência; pensai em projetos de conforto comum e de colaboração solidária. Homens, pensai na gravidade e na grandeza desta hora, que pode ser decisiva para a história da geração presente e futura; e recomeçai a aproximar-vos uns dos outros com intenções de construir um mundo novo; sim, um mundo de homens verdadeiros, o qual é impossível de conseguir se não tem o sol de Deus no seu horizonte.” (Paulo VI, Fátima, 13 de maio de 1967)
A irmã Ângela de Fátima Coelho, postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto, foi nomeada vice-postuladora da causa de beatificação da Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado. Passou assim a integrar, a partir da data da nomeação, a 8 de setembro, o grupo de trabalho responsável pela promoção da causa para a beatificação da mais velha dos três videntes de Fátima. A nomeação foi feita pelo postulador romano da causa, o postulador geral da Ordem dos Carmelitas, padre Romano Gambalunga. “Recebi este convite com sentido de responsabilidade, mas também com muita alegria, por poder colaborar na causa da Irmã Lúcia, que está tão ligada à mensagem de Fátima, que é a causa que eu sirvo há alguns anos”, afirmou a irmã Ângela Coelho, em declarações, ao início da tarde de hoje, à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima e à Agência Ecclesia.
De 17 a 19 de outubro, terá lugar, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima, a V edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima “O triunfo do amor nos dramas da História”. As inscrições encerraram a 24 de setembro.
Na tarde de 3 de outubro, sexta-feira, o Santuário de Fátima associa-se a um momento internacional de oração por crianças e jovens, “Children of the Eucharist”, promovido pelo Apostolado Mundial de Fátima, que será difundido (em diferido), a partir de Fátima, para mais de 140 países do mundo, através da estação de televisão católica norte-americana EWTN. A oração pelo Papa, pelas famílias e pelo mundo congrega as principais intenções desta ação.
D. Manuel Linda, bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal, preside à peregrinação aniversária de setembro, que terá como tema “Quereis oferecer-vos a Deus em reparação?”. Na homilia da Missa de 12 de setembro, celebrada no Recinto de Oração, D. Manuel Linda apelou à santidade: "O lema desta peregrinação de setembro é a conhecida pergunta feita aos pastorinhos: `Quereis oferecer-vos a Deus?`. Ora, o que é a santidade senão esta confiança filial em Deus a ponto de nos oferecermos a Ele, de nos colocarmos nas suas mãos sem reservarmos nada para nós mesmos? É isto o que se requer de nós. E é a graça de correspondermos a este desígnio que nós pedimos a Nossa Senhora".
D. António Francisco dos Santos, bispo da Diocese do Porto, preside em Fátima à peregrinação internacional de agosto, nos dias 12 e 13. “Perdoai-me, porque pequei” (Sl 51) é o tema desta peregrinação, que habitualmente se carateriza pela presença do grande número de peregrinos que integram a Peregrinação dos Migrantes e Refugiados ao Santuário de Fátima, uma organização da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), no contexto da 42.ª Semana Nacional de Migrações (10 a 17 de agosto de 2014).