«Abri as portas da justiça, nelas entraremos para dar graças ao Senhor»Foi com estas palavras que D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, procedeu à abertura da Porta Santa da Misericórdia, esta manhã no Santuário de Fátima. Este gesto marca o início do Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco.
A celebração da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, no próximo dia 8 de dezembro, no Santuário de Fátima, marca a abertura do Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco.
No âmbito do 6.º ano do itinerário temático da celebração Centenário das Aparições de Fátima, o Santuário de Fátima propõe um novo ciclo de conferências que tem o propósito de refletir o tema do ano pastoral – “Eu vim para que tenham vida” – a partir de diferentes ângulos e linguagens disciplinares.
A Jornada de Abertura do Ano Pastoral de 2015-2016, no Santuário de Fátima, teve lugar na tarde de 28 de novembro. O evento marca oficialmente o início de mais um ano pastoral, o sexto do septnário celebrativo do Centenário das Aparições, dedicado ao tema “Eu vim para que tenham vida”.
A exposição temporária evocativa da aparição de setembro de 1917, Terra e Céu: peregrinos e santos de Fátima, está patente no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, diariamente das 9h00 às 19h00 até 31 de outubro de 2016, com entrada livre.
A 28 de novembro, sábado, terá lugar no Salão do Bom Pastor do Centro Pastoral de Paulo VI a Jornada de Abertura do Ano Pastoral de 2015-2016. A iniciativa marca oficialmente o início de mais um ano pastoral no Santuário de Fátima, o sexto do septenário celebrativo do Centenário das Aparições.
O Santuário de Fátima não ficou indiferente aos trágicos eventos dos últimos dias. Os atentados terroristas em vários países, e particularmente os de Paris, têm despertado um sentimento de profundo pesar e solidariedade para com todas as vítimas e seus familiares. Nas suas celebrações oficiais, o Santuário tem recordado nas suas preces as vítimas dos atentados, convidando os peregrinos a ter as vítimas presente e a fazerem-se solidários e próximos na oração com as suas famílias.
No âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, o Santuário de Fátima convida os entusiastas da fotografia a participar no Prémio Fotografia Centenário das Aparições de Fátima. A iniciativa, dirigida a fotógrafos portugueses e estrangeiros, tem em conta a estreita relação da fotografia a Fátima, ontem como hoje, e a importância desta arte para a cultura contemporânea.
A exposição que assinala o 5.º ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima estará patente até dia 31 de outubro no Convivium de Santo Agostinho - Basílica da Santíssima Trindade. Esta exposição, promovida pelo Santuário de Fátima, conta com 300 106 visitantes, desde que abriu no final de novembro de 2014 e evoca a quarta aparição de Nossa Senhora nos Valinhos.
Na noite de 12 de outubro, o cardeal D. Giovanni Battista Re aproveitou a homilia para apontar alguns “sinais preocupantes de futuro em risco”, dando exemplos das “várias crises atuais”. O Prefeito Emérito da Congregação para os Bispos lembrou “a crise económica e financeira que desde há vários anos pesa sobre as famílias”, aliada à crise moral e a crise social, que “comporta tantos problemas”, e sublinhou que “na base destas crises está uma que é a raiz de todas as outras: a carência de Deus”.