24 de junho, 2010

 
"A nossa vida torna-se grande na grandeza do amor de Deus" disse D. António Marto na celebração do Jubileu das Vocações
 
Quanto mais um casal, um sacerdote ou uma religiosa se abre a Deus e se deixa amar por Ele, mais rica e bela se torna a sua vida e a sua entrega no amor, disse D. António Marto, neste Sábado, dia 26, no Santuário de Fátima, na celebração diocesana do Jubileu das Vocações.
Aos peregrinos e aos jubilários, o bispo de Leiria-Fátima falou do amor de Deus como fonte de todo o amor humano. É o amor que está na base de toda a vocação e torna as diferentes respostas ao chamamento divino igualmente importantes e complementares. Afirmou ainda ser necessário reabilitar todas as vocações, a começar pela do matrimónio, hoje tão desvalorizada e desvirtuada, para que os jovens descubram, compreendam e assumam viver a sua vida a partir da graça de Deus, como testemunha o exemplo da Virgem Maria, nomeadamente no seu cântico. “O Senhor fez em mim maravilhas”.
No encontro que precedeu a Eucaristia, os jubilários puderam testemunhar as maravilhas de Deus na própria vida e na dos outros através das várias vocações. Além das suas palavras, um casal fez uma encenação para deixar a mensagem de que ninguém pode viver bem nem sobreviver sozinho, pois precisamos todos da ajuda uns dos outros. Uma religiosa contou como a vocação despertou nela a partir da participação na ordenação de um sacerdote e como a oração diária dá força e sentido à sua entrega a Deus. Um sacerdote testemunhou a sua alegria pelo serviço pastoral, a oração diária, “Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade”, que alimenta a sua dedicação, e a importância do apoio que tem recebido das famílias. Disse ainda que a palavra-chave da sua vida nos vinte e cinco anos de sacerdócio se mantém: “A vida foi-nos dada: só se merece, dando-a”.
Após o encontro de testemunho e a celebração da missa, seguiu-se um animado almoço de confraternização. Muitos dos presentes agradeceram a graça que foi o terem participado neste acontecimento, que encheu de alegria os seus corações e os animou a prosseguirem com fidelidade a sua vida.
Nesta celebração diocesana participaram 6 sacerdotes, dois deles religiosos, 12 religiosas de várias congregações e 76 casais, que este ano celebram 25, 50 ou 60 anos de ordenação sacerdotal, de profissão religiosa ou de matrimónio. O objectivo foi celebrar juntos, em Igreja, louvando e agradecendo a Deus pelos seus preciosos dons dos seus variados chamamentos, e continuar a pedir, como exorta Jesus, o dom de novas e diversas vocações para a vida e missão da Igreja.
Padre Jorge Guarda
 
ARQUIVO:
Casais, religiosas e sacerdotes agradecem o dom da vocação
Mais de 200 pessoas da diocese de Leiria-Fátima, estão inscritas para a celebração do jubileu das vocações em Fátima, no próximo Sábado, dia 26 de Junho.
A Eucaristia, na igreja da Santíssima Trindade, às 11 horas, será presidida pelo bispo D. António Marto.
O objectivo é dar graças a Deus, em Igreja, pelo dom das vocações e mostrar a beleza e valor da sua diversidade.
O programa inclui ainda um encontro entre todos os participantes para testemunharem uns aos outros a experiências vividas ao longo da vida e um almoço de confraternização.
A celebração juntos, a nível diocesano, numa mesma jornada, dos jubileus (25, 50 e 60 anos) dos casais, dos sacerdotes e dos religiosos e religiosas aconteceu pela primeira vez em 2004, por iniciativa de D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, que celebrava nesse ano o seu duplo jubileu presbiteral e episcopal. Foi retomada em 2007, motivada pela carta pastoral de D. António Marto, na qual exortava todas as vocações a darem um “testemunho vocacional contagiante”.
A organização envolve a colaboração da pastoral vocacional com a familiar e a Conferência dos Institutos Religiosos (CIRP) na sua expressão diocesana. O acontecimento tem igualmente o apoio do Santuário de Fátima.
 P. Jorge Guarda
Coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Leiria-Fátima
 
Programa:
 
09h00: Acolhimento (adro da igreja da Santíssima Trindade)
 
09h30: Encontro de apresentação e testemunho (capela da morte de Jesus)

11h00: Eucaristia na igreja da Santíssima Trindade, presidida por D. António Marto

13h00: Almoço-convívio no Albergue do Peregrino
 
 
PDF

HORÁRIOS

05 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.