01 de agosto, 2007


 
“Quando temos a família como Deus a criou, já temos o céu na terra”
 
A 26 de Julho de 2007 decorreu  no Santuário de Fátima a Peregrinação Nacional dos Avós, na qual participaram algumas centenas de avós. Alguns chegaram a Fátima acompanhados pelos seus filhos e outros trouxeram os netos.
Após o acolhimento, na Casa de Nossa Senhora das Dores, o grupo participou na Eucaristia, celebrada às 11h00 na Basílica, na qual também estiveram presentes outros grupos de peregrinos.
Depois, foi recitado o Rosário na Capelinha das Aparições e, após o almoço, decorreu o momento de Adoração Eucarística, na Capela dos Santos Anjos, na Casa Nossa Senhora das Dores.
Durante a Eucarista, a Basílica estava cheia e a Missa, presidida por um sacerdote italiano que se encontra ao serviço no Santuário de Fátima, pretendeu celebrar a família “como Deus a criou”, à semelhança da família de Jesus, como vivência de amor.
Durante a homilia, o P. Sílvio Greggio, que falou em língua portuguesa, frisou que os avós são fundamentais na construção de uma família, pela sua sabedoria, pelos conselhos que podem dar, pela experiência de vida que possuem e pela “felicidade que podem dar às crianças”.
“Não se ponham de lado”, pediu o sacerdote que salientou também que os avós têm um importante papel na formação espiritual dos netos porque “muitas vezes são os avós a ensinar a rezar e a transmitir a fé aos netos”.
Considera o sacerdote, que recordou o seu próprio avô, que quando uma família sente amor entre si e para com Deus mais facilmente se ultrapassam as dificuldades.
Antes da bênção final, o P. Manuel Antunes, capelão do Santuário Fátima, anunciou que a partir de 2008 a Peregrinação dos Avós passa a ser realizada no fim-de-semana seguinte ao dia litúrgico de S. Joaquim e Santa Ana, pais e Maria e avós de Jesus. Isto é, em 2008, a Peregrinação dos Avós a Fátima, decorrerá no Domingo 27 de Julho.
 
 
Informação de Arquivo:
No dia 26 de Julho (Quinta-feira) tem lugar em Fátima mais uma edição da Peregrinação Nacional dos Avós, momento que pretende ser ocasião para a celebração da família e da vida como graças e dons de Deus.
Assim, no dia litúrgico de S. Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus, todos os avós são convidados a participar no seguinte programa:
10h00 – Encontro no Salão da Casa de Nossa Senhora das Dores
11h00 – Eucaristia, na Basílica
12h00 – Rosário, na Capelinha das Aparições
15h00 – Adoração Eucarística, na Capela dos Santos Anjos, Casa Nossa Senhora das Dores

E, porque nesta data muitos netos se encontram de férias, convidamos os avós a trazerem os seus netos a Fátima, para juntos participarem na peregrinação.
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.