08 de julho, 2008
No fim-de-semana de 26 e 27 de Julho foram muitas as famílias que estiveram em Fátima para participar na peregrinação dos avós, para a qual também os netos foram convidados.
No final da Eucaristia das 11h00 do dia 26, festa liturgica de S. Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, na Igreja da Santíssima Trindade, foi feita a benção dos Avós, com a seguinte oração, lida pelo Reitor do Santuário:
Deus eterno e misericordioso,
Pai de todas as gerações,
que escolhestes Joaquim e Ana para serem avós de Jesus,
derramai as vossas bênçãos sobre estes avós.
Sejam fortalecidos pela vossa graça,
para transmitir às gerações mais novas
a história da nossa salvação
e a experiência da Vossa Ternura.
Sejam iluminados pelo vosso Espírito
para partilharem com os mais novos
a sua sabedoria e a sua fé,
as suas alegrias e esperanças.
Sejam configurados com Cristo para
que nas dificuldades dos seus dias
encontrem alegria na comunhão familiar,
ânimo no cuidado dos netos,
e paz no seu mundo.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
No Domingo dia 27, também D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, homenageou os avós, durante a Missa Dominical.
ARQUIVO
Louvemos São Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Maria, Mãe de Deus
Avós e netos são convidados para a Peregrinação Nacional dos Avós, a celebrar em Fátima no fim-de-semana de 26 e 27 de Julho.
Todos são chamados a participar no Rosário e Procissão de Velas, na noite de Sábado, e na Eucaristia Dominical Internacional, às 11h00, no Recinto de Oração.
No dia 26 de Junho a Igreja celebra a festa de S. JOAQUIM e S. ANA, pais de Nossa Senhora, avós de Jesus. Segundo uma antiga tradição, que remonta ao séc. II, assim se chamavam os pais da Santíssima Virgem Maria. O culto de Santa Ana existia no Oriente já no séc. VI e estendeu-se ao Ocidente no séc. X. Mais recentemente foi introduzido o culto de São Joaquim. (Fonte: Secretariado Nacional de Liturgia) |