25 de setembro, 2008
Padre Virgílio Antunes
O Santuário de Fátima viveu a 25 de Setembro um momento de alegria e de esperança.
O Padre Virgílio do Nascimento Antunes tomou posse como Reitor do Santuário de Fátima, em celebração presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Também entrou em funções o novo Administrador do Santuário de Fátima, Padre Cristiano Saraiva.
A tomada de posse decorreu na Igreja da Santíssima Trindade, após a Eucaristia das 11h00, em que concelebraram os Bispos Eméritos de Leiria-Fátima, Coimbra e Portalegre-Castelo Branco, e o clero da Diocese de Leiria-Fátima, que também celebrou neste dia o jubileu sacerdotal do Padre Virgílio da Silva, Pároco da Urqueira (50 anos), e do Padre Jorge Guarda, Vigário-Geral da Diocese (25 anos).
"Uma palavra final para os peregrinos de Fátima aqui presentes, para os que nos acompanham através dos meios de comunicação social e para aqueles a quem chegar esta mensagem. Nossa Senhora apareceu em Fátima por causa de vós e o Santuário de Fátima existe para vós. Os peregrinos do presente ou aqueles que vierem a sê-lo no futuro são a razão de ser de tudo o que aqui se propõe, se anuncia e se vive. Sentimos, por isso, uma grande responsabilidade diante de vós, pois queremos ser pequenos instrumentos que vos ajudem ao encontro com Deus através da figura e de Maria. Sois bem vindos. Procuraremos tudo fazer para vos receber bem, dentro daquilo que são as directivas da Igreja e a razão de ser deste Santuário", afirmou o novo Reitor do Santuário de Fátima após ter sido investido neste novo cargo.
O Bispo de Leiria-Fátima, nas suas palavras durante a cerimónia da tomada de posse, expressou em seu nome e em nome do Episcopado Português a sua gratidão pelo trabalho de Mons. Guerra à frente da instituição desde 1973, e teceu votos de felicitações ao novo Reitor e ao novo Administrador do Santuário, a quem transmitiu a sua "confiança", "comunhão" e "apoio".
Ao P. António Sousa, que também nesta data cessou funções como Administrador do Santuário, o Prelado agradeceu o “seu trabalho dedicado na administração competente, eficaz, honesta e transparente do Santuário”.
De seguida D. António sintetizou a importância e o relevo do Santuário de Fátima para a Igreja e para o mundo e falou sobre o carisma deste lugar.
"A grande lição de Fátima é que a oração é sempre a arma mais forte, mesmo no campo da história, para a conversão dos corações e a paz entre os povos", referiu.
Após a tomada de posse, decorreu, na Capelinha das Aparições, um momento de acção de graças e de consagração a Nossa Senhora.
O Reitor cessante, Mons. Luciano Guerra, agradeceu a Nossa Senhora de Fátima e o novo Reitor entregou o seu trabalho e a instituição nas mãos da Virgem.
"Obrigado, Mãe, pelo dom das lágrimas, que tantas vezes pude contemplar, no meio da multidão e no oásis desta Capelinha: lágrimas de alegria, nas promessas cumpridas; muitas e muitas lágrimas de solidão, clamando por sinais de fraternidade; lágrimas de arrependimento, que proclamam a alegria do perdão. Enxugai, Mãe bendita, com a doçura do vosso olhar, as lágrimas – vossas e de nossos irmãos – choradas por minha causa, por nossa causa", afirmou Mons. Luciano Guerra, dirigindo-se à imagem de Nossa Senhora de Fátima. De seguida, o Padre Virgílio Antunes rezou: "Neste dia tão especial, diante da vossa singela capela e da vossa branca imagem, a vós nos consagramos. Nas vossas mãos entregamos o vosso santuário, A vós oferecemos todos os projectos e programas. A vós suplicamos auxílio e protecção, Para que seja difundida a vossa mensagem, Para que triunfe o vosso coração imaculado, Para que encontrem salvação os vossos peregrinos. A vós consagramos todos os colaboradores. Os sacerdotes, os assalariados, os voluntários, Abençoai as nossas pessoas e todas as nossas acções. Ámen." |