26 de março, 2009
A emoção e a alegria estavam estampadas nos rostos dos peregrinos que, na manhã de 25 de Março 2009, em Fátima, participaram na renovação da consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, precisamente 25 anos após a deslocação da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ao Vaticano, a pedido do Papa João Paulo II, para o Acto de Entrega a Nossa Senhora, em união com os bispos do mundo.
À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus!
A renovação do Acto de Consagração teve lugar na Capelinha das Aparições, após a celebração da Eucaristia, na Igreja da Santíssima Trindade.
D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, que presidiu, acompanhado de D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, e por vinte sacerdotes, voltou-se para a Imagem de Nossa Senhora e, usando as mesmas palavras que João Paulo II usara em 1984, consagrou a humanidade à Virgem Mãe.
A uma só voz, os peregrinos e sacerdotes presentes na Capelinha juntaram-se ao Bispo de Leiria-Fátima e todos, também de joelhos, rezaram a Nossa Senhora, seguindo o texto que tinha sido distribuído ao início da manhã em uma pequena pagela evocativa da efeméride.
“Que se revele, uma vez mais, na história do mundo a infinita potência salvífica da Redenção: a força infinita do Amor misericordioso! Que ele detenha o mal! Que ele transforme as consciências! Que se manifeste para todos, no Vosso Coração Imaculado, a luz da Esperança!”, foram as palavras finais da consagração, exactamente as mesmas que foram proferidas na Praça de S. Pedro, a 25 de Março de 1984. Após este comovente e solene momento ressoou no Recinto do Santuário o cântico “Totus tuus, Maria”, o lema de João Paulo II: “Todo Teu, Maria”. “É com todo o gosto, diria mesmo, é com todo o gozo que hoje Nossa Senhora me concede poder renovar a consagração do mundo ao Seu Imaculado Coração com as mesmas palavras do amado Papa João Paulo II”, afirmara D. António Marto momentos antes, durante a Eucaristia, ocasião em que sublinhou a importância do gesto que se seguiria. “A razão porque queremos renovar a consagração é em atitude de acção de graças porque a partir dessa consagração (de 1984) começaram a cair os muros e as resistências ao anúncio da fé cristã”, disse. Na mesma homilia, disse também que a consagração “não é só levarmos as preocupações do mundo para o coração da Mãe, mas é nós colocarmo-nos, nós mesmos, também nesse coração, para nos implicarmos e para recebermos Dela as suas palavras ‘Por fim o Meu Imaculado Coração triunfará”. ARQUIVO: 25 de Março de 1984 Dia 25 de Março, quarta-feira, vai ocorrer o 25º aniversário da consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, feita pelo Papa João Paulo II, na Praça de S. Pedro, diante da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e em união com os bispos do mundo inteiro. No Santuário de Fátima este aniversário será celebrado em ambiente de festa, com um programa idêntico aos das peregrinações mensais dos dias 13 de Inverno: 10h00 - Rosário na Capelinha das Aparições e procissão para a Igreja da Santíssima Trindade; 11h00 - Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade e procissão de regresso à Capelinha. No final, na Capelinha, renovar-se-á a consagração ao Imaculado Coração de Maria. Preside às celebrações o Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto. Pagela com o "Acto de entrega a Nossa Senhora" distribuído na Praça de S. Pedro no Vaticano em 25 de Março de 1984. Sobre a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, em 25 de Março de 1984, veja, neste site # |