21 de abril, 2013

 
O movimento eclesial espanhol da Adoração Noturna estará de novo em Fátima entre 25 e 27 de abril, naquela que será a sua 27ª peregrinação. O programa na Cova da Iria integra, desde as primeiras peregrinações, atos de culto e culturais. Falamos de uma peregrinação que se realiza ininterruptamente desde o ano mariano de 1987, sempre com a intenção da oração pelos sacerdotes e pelas vocações.
 
O movimento Adoração Noturna foi fundado em Itália há 202 anos, Espanha recebeu este movimento a partir de França há 135 anos; atualmente a Adoração Noturna está presente um pouco por todo o mundo. Em Portugal o movimento é mais expressivo no norte do país. 
 
Jorge Lence, jornalista e economista, é o director da Adoração Noturna Espanhola (ANE). Em breves declarações ao jornal “Notícias de Fátima” e à Sala de Imprensa do Santuário fala sobre esta que é a maior peregrinação estrangeira vinda de um só país das que a cada ano chegam à Cova de Iria. 
 
Qual a natureza específica desta peregrinação?
Hoje, participam adoradores e adoradoras, familiares e amigos, de numerosos pontos de Espanha, mas a peregrinação nasceu como momento de comemoração das bodas de prata da secção de ANE em Panxón (Nigrán), uma localidade galega com um belíssimo templo, localizada no litoral atlântico, entre as cidades de Vigo e de Baiona. Na primeira peregrinação viemos uns 500 peregrinos, dois dias, dormimos uma noite. Depois chegámos, nalgumas peregrinações, a mais de cinco mil peregrinos e a estarmos em Fátima 3 ou 4 dias. Também este ano seremos muitos: uns 2 500.
Seremos ainda assim menos, sem dúvida que a crise económica também afeta, mas esperamos que não nos afete a crise espiritual, já que estamos no Ano da Fé.
 
O que é vos fez/faz vir a Fátima? 
O atrativo é bem claro: a doce veneração aqui, neste Altar do Mundo, como lhe chamou João Paulo, diante de Nossa Senhora. É aqui que cada peregrino, logicamente, lhe pede e lhe dá graças. Sim, todos pedimos à Virgem, ela é omnipotência suplicante, mas queremos também oferecer-nos a Deus, aumentar o desejo de nos convertermos. Não é somente para pedir, obviamente, que aqui vimos. Vimos a Fátima com o desejo de viver um tempo de retiro, para enriquecer a nossa fé. Trazemos, isso sim, um especial pedido: “Virgem de Fátima, diz ao teu Divino Filho que cuide dos sacerdotes e que aumente e cuide das vocações sacerdotais e da vida consagrada”. A nossa obra é essencialmente contemplativa. É esse o espírito que queremos enriquecer em Fátima.
 
Como se sentem recebidos na cidade e no santuário? 
Queremos continuar a peregrinar a este lugar, onde as pessoas – donos e funcionários –  das unidades hoteleiras são um exemplo que honra esta nação lusitana. Refiro-me a todos, porque tudo é tão bom e também o é no Santuário. É fácil entender que a qualidade e a categoria de Fátima é um exemplo em tudo e em todos. O nosso propósito é não interromper este périplo eucarístico-mariano pelo menos até os anos do Centenário das Aparições: 2016/Anjo de Portugal e 2017/Nossa Senhora do Rosario de Fátima.
 
                                              Fernanda Frazão e LeopolDina Simões
PDF

HORÁRIOS

18 nov 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.