19 de março, 2015
No ano em que a Igreja celebra o 20.º aniversário (25.03.1995) da encíclica Evangelium Vitae - Evangelho da Vida, de João Paulo II, o Pontifício Conselho para a Família prepara um programa de oração pela vida, em Roma, na Basílica de Santa Maria Maior, no próximo dia 24 de março, terça-feira.
Em Fátima, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima unir-se-á em oração a todos quantos participam nessa Vigília de Oração pela Vida, lançando o convite à participação na oração do Rosário por essa intenção, às 18:30, na Capelinha das Aparições, à mesma hora em que têm lugar em Roma as celebrações promovidas pelo Pontifício Conselho para a Família.
A quem não for possível estar em Fátima endereça-se o convite para que participe na recitação do Rosário por meio da transmissão em direto on line, a partir do site oficial do Santuário de Fátima na Internet: www.fatima.pt ou através dos órgãos de comunicação social que diariamente transmitem a recitação a essa hora: Rádio Renascença, Rádio Sim, TV Canção Nova, Rádio Canção Nova e Telepace.
Em resposta ao convite lançado pelo Pontifício Conselho para a Família, dicastério da Cúria Romana presidido pelo arcebispo D. Vincenzo Paglia, o Santuário de Fátima associa-se a este momento de oração em que se pretende celebrar os frutos da pastoral da Igreja em favor da vida. Fátima une-se assim ao Vaticano e a outros lugares de devoção mariana que também realizam esta Vigília.
Em informação enviada pelo Pontifício Conselho para a Família à Reitoria do Santuário de Fátima, também participam neste momento de oração a Basílica da Anunciação de Nazaré e o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México.
A Vigília pretende contemplar, celebrar e confiar o mistério da vida, recordando a Evangelium Vitae, cujo tema principal é o valor incomparável e a inviolabilidade da vida humana.
Hoje, tal como há 20 anos atrás, confiemos a Nossa Senhora o dom da vida e a sua proteção, rezando a oração com que termina a carta encíclica:
Ó Maria, aurora do mundo novo, Mãe dos viventes, confiamo-Vos a causa da vida: olhai, Mãe, para o número sem fim de crianças a quem é impedido nascer, de pobres para quem se torna difícil viver, de homens e mulheres vítimas de inumana violência, de idosos e doentes assassinados pela indiferença ou por uma presunta compaixão. Fazei com que todos aqueles que crêem no vosso Filho saibam anunciar com desassombro e amor aos homens do nosso tempo o Evangelho da vida. Alcançai-lhes a graça de o acolher como um dom sempre novo, a alegria de o celebrar com gratidão em toda a sua existência, e a coragem para o testemunhar com laboriosa tenacidade, para construírem, juntamente com todos os homens de boa vontade, a civilização da verdade e do amor, para louvor e glória de Deus Criador e amante da vida. LeopolDina Simões |