05 de fevereiro, 2010

Para a festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, a 20 de Fevereiro, o Santuário de Fátima propôs o programa que vem desenvolvendo desde Dezembro de 2009: “Um dia com as crianças”, uma iniciativa que sugere momentos de oração, celebração e catequese, sempre no terceiro sábado de cada mês. 
Participaram algumas crianças de localidades vizinhas do santuário e muitas outras que se encontravam na Cova da Iria em peregrinação com as suas famílias.
Durante a manhã, após o acolhimento inicial, celebrou-se a Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade.
Esta Missa teve como intenções especiais, à semelhança daquilo que foi o propósito de vida dos Pastorinhos de Fátima, a oração pelo Papa “para que seja protegido nos momentos de maior perigo e sofrimento”; por todos os que andam afastados de Deus, “para que aprendam a rezar e se convertam”; pelos “pais, professores e catequistas, para que ajudem as suas crianças a crescer em candura e simplicidade” e pelos “doentes do mundo inteiro, para que encontrem refúgio, conforto e protecção em Nossa Senhora e nos pastorinhos beatos Francisco e Jacinta”.

Com as crianças como grandes protagonistas do Dia dos Beatos, o Reitor do Santuário, que presidiu às celebrações, dirigiu-lhes toda a homilia.
“Estamos a celebrar esta festa, como já sabemos, de duas crianças, Francisco e Jacinta. (...) Sentimo-nos muito felizes e orgulhosos! Essas crianças são da nossa terra! São de Aljustrel, são de Fátima, são de Portugal!”, disse.
De forma simples, em jeito de diálogo, o Padre Virgílio Antunes explicou o grande desafio que se coloca a todas as crianças, porque “têm a promessa de Jesus para entrar no reino dos céus”, proposta também lançada aos adultos que procuram servir a Deus: “Vamos procurar que não haja mal nenhum nos nossos corações, nem inveja, nem preguiça na escola para fazer os nossos deveres, nem má vontade para fazer aquilo que o pai e a mãe nos dizem, nem guerrinhas entre os colegas, nem desentendimentos nos nossos jogos, no recreio ou em casa”.
O Reitor sublinhou as virtudes da oração e do sacrifício nas vidas de Francisco e Jacinta e o momento da beatificação das duas crianças.
“Dá a impressão que a sua oração chegou tão longe que foi exactamente o Santo Padre, o Papa, que veio aqui a Fátima há dez anos, no ano 2000, para dizer que estes meninos Francisco e Jacinta foram uns heróis, apesar de serem crianças. Ele fez aquilo que se chama a beatificação, veio dizer que são duas crianças de Deus com o coração cheio de amor, como os mais pequeninos, sem maldade nenhuma”.

No final Missa, as crianças foram chamadas à zona do altar para receber a bênção.
Seguiu-se um momento de catequese e, de tarde, continuaram as actividades do “Um dia em peregrinação”, nomeadamente a adoração Eucarística, na Capela da Morte de Jesus, e a despedida de Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições.
Programa “Um dia das crianças” – nos terceiros sábados do mês: #



ARQUIVO:

 (*)

A 20 de Fevereiro, no 90º aniversário da morte da Beata Jacinta Marto, a Igreja celebra a Festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos videntes de Fátima.
 
De novo este ano, o Santuário de Fátima prepara um programa que se volta sobretudo para as crianças, num convite que se alarga às suas famílias para tempos de oração, catequese e celebração eucarística.
 
Por estar vigente desde final de 2009 a realização mensal de um programa especifico direccionado para os mais novos, intitulado “UM DIA COM AS CRIANÇAS” e agendado sempre para o terceiro sábado de cada mês, cumprir-se-á também no dia 20 este mesmo programa para a festa dos pastorinhos beatos de Fátima.
 
O programa proposto é o seguinte e está aberto à participação de todas as crianças:

10:00 - Acolhimento, no Convívio Santo Agostinho, no piso inferior da Igreja da Santíssima Trindade (ISST).

10:15 - Preparação da celebração, na sala da Jacinta (piso inferior da ISST).

11:00 - MISSA, na ISST, com participação das crianças.

12:15 - CATEQUESE sobre a Mensagem de Fátima, na sala da Jacinta.

13:00 - Almoço (livre).

14:30 - Preparação da Adoração, na Capela da Morte de Jesus (piso inferior da ISST, na zona da Reconciliação).

14:45 - ADORAÇÃO EUCARÍSTICA, na Capela da Morte de Jesus.

15:30 - Despedida, na Capelinha das Aparições.



 (*) logotipo do Congresso sobre a Jacinta - "Jacinta Marto: Do encontro à compaixão"- , agendado para 4 a 6 de Junho. Outras informações sobre esta iniciativa do Santuário de Fátima aqui: https://www.fatima.pt/news/centenario-nascimento-jacinta-marto-2010 
  
PDF

HORÁRIOS

14 nov 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.