02 de fevereiro, 2012

 
“A vida consagrada precisa de maior visibilidade”, exortou o Bispo de Leiria-Fátima.

Largamente participada, a celebração eucarística realizada na manhã de hoje na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi um momento de louvor a Deus pelos consagrados ao serviço da Igreja nas diferentes formas, carismas e opções de vida que escolhem.
Entre os participantes na missa que renovaram os seus votos estavam leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos ligados aos mais diversos institutos e sociedades de vida religiosa presentes na cidade de Fátima.

Nas suas palavras durante a homilia, o bispo de Leiria-Fátima vincou a necessidade de a vida consagrada ganhar maior visibilidade. “A vida consagrada precisa de visibilidade na Igreja e no Mundo, para dar a conhecer o rosto de Deus, as suas maravilhas de amor e a caridade com que as realiza”, afirmou D. António Marto.
Destacou também a premência de uma nova evangelização. “É urgente uma nova evangelização que ponha no centro do coração do homem o primeiro mandamento da lei de Deus ‘Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto”.
Ao dirigir-se em especial aos consagrados, o prelado pediu-lhes que sejam testemunho “da primazia de Deus na vida”.
“A primazia de Deus é o principal desafio da nossa fé, num Mundo que vive um eclipse de Deus nas famílias, nas consciências, na sociedade e na cultura”, afirmou.
Duas outras exortações foram feitas aos consagrados: que sejam “escola de fraternidade dentro da Igreja” e que tenham “um estilo de vida que seja interpelação e provocação para este mundo monótono, apático e individualista que vive na superficialidade de tudo o que é efémero e passageiro”.
Na sua reflexão, o bispo de Leiria-Fátima recordou a instituição do Dia do Consagrado e reiterou os principais propósitos do beato João Paulo II para esta celebração.
João Paulo II, afirmou D. António, pretendeu que este dia fosse “uma jornada de ação de graças pelo dom da vida consagrada que enriquece e alegra a Igreja”, um dia que “promova o conhecimento e a estima pela vida consagrada pela Igreja, pelo povo de Deus”, e que seja um “convite a todas as pessoas consagradas, para que celebrem juntos, não sozinhos, todas as maravilhas que o Senhor realiza nelas e através delas”.
De modo especial, nesta missa rezou-se pelo “fortalecimento de todos aqueles que sofrem pelo crescimento  do Reino de Deus”, por todos os consagrados falecidos e para que “todos os batizados descubram a beleza e a alegria da vocação cristã, a vivam com entusiasmo e se ajudem uns aos outros, e particularmente aos mais novos, a acolher o chamamento que Deus lhe dirige”.
LeopolDina Simões 
ARQUIVO: 
O Dia do Consagrado celebrar-se-á também no Santuário de Fátima.
A 2 de fevereiro, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, presidirá à celebração eucarística.
Programa:
11:00 - MISSA, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com renovação de votos dos consagrados.
Mensagem do Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, D. Virgílio Antunes
PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.