02 de fevereiro, 2010

- Jacinta Marto apresentada aos consagrados como modelo de vida-




No ano em que o Santuário de Fátima vive a celebração do centenário do nascimento da beata Jacinta Marto, que se cumpre a 11 de Março, também hoje, na celebração do Dia do Consagrado o exemplo e o testemunho da pastorinha vidente foram apresentados aos consagrados como modelo de vida, pela entrega total a Nossa Senhora e, através dela, a Deus.

No momento final da homilia da Eucaristia desta tarde, o Reitor do Santuário, que presidiu às celebrações, apresentou de modo concreto a vida da Jacinta como modelo a seguir.

“Os olhos da Jacinta tinham contemplado em Maria o rosto de Deus misericordioso e, de facto, o seu testemunho de heroicidade, de generosidade e de alegria marcam-nos e invadem-nos a todos”, disse o Padre Virgílio Antunes a uma assembleia que encheu por completo a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, nesta celebração da Festa da Apresentação do Senhor, que juntou em família alguns dos sacerdotes, religiosos e religiosas e alguns dos leigos consagrados residentes na Diocese de Leiria-Fátima, momento de renovação de votos; com um firme “SIM” em uníssono, e de acção de graças a Deus por aqueles que este ano celebram algum jubileu.

Numa celebração diferente, em que a luz tem a força simbólica da presença de Deus em cada um e para o mundo, representada nas velas distribuídas momentos antes na Capelinha das Aparições, o Reitor pediu aos consagrados que mostrem também ao mundo de hoje, de forma “alegre e transparente”, o seu testemunho de uma vida no Senhor e para o Senhor.

“O mundo precisa de pessoas orantes, de pessoas contemplativas, que vivam unidas a Cristo todas as suas vidas e não apenas nos momentos de oração”, disse o Padre Virgílio Antunes, acrescentando que “o consagrado deve ser o rosto misericordioso de Deus, deve viver na fidelidade à vontade de Deus, nosso Pai. Os consagrados devem dar testemunhos de alegria, capazes de convencer o mundo em que vivemos da alegria de termos encontrado Cristo”.




“Testemunhos da Luz”



Num dia em que tem especial força o símbolo da luz, sugere-se uma visita à exposição patente no vestíbulo do ‘Convivium’ de Santo Agostinho, na Igreja da Santíssima Trindade.

Com entradas gratuitas a mostra “Testemunhos da Luz” tem como mote principal o conceito o conceito de Luz, lembrando que ‘o Verbo era a luz verdadeira’, conforme escreveu São João no prólogo do seu Evangelho.

A mostra é composta de algumas das mais valiosas velas oferecidas a Nossa Senhora de Fátima, e encerra precisamente com a oração da bênção das velas que será rezada esta tarde em Fátima: “Senhor nosso Deus, fonte e origem de toda a luz, humildemente Vos suplicamos: santificai com a vossa bênção estas velas e ouvi a oração do vosso povo, de modo que, seguindo sempre o caminho da virtude, chegue um dia à luz que jamais se extingue.”
Uma exposição de portas abertas até final do mês de Fevereiro, no Santuário de Fátima.
LeopolDina Simões,
 Sala de Imprensa do Santuário de Fátima







PDF

HORÁRIOS

22 jan 2025

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.