01 de março, 2007




Na manhã do dia 13 de Fevereiro, no Santuário de Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito da Diocese de Leiria-Fátima afirmou, a propósito do referendo nacional realizado a 11 de Fevereiro, que “vivemos, anteontem, um acontecimento; nem há perdedores, ou vencedores, nem acabou a luta. Somos pela vida. Compreendemos, somos tolerantes, mas queremos lutar pela vida”.
 
Durante a homilia da Eucaristia do 2º aniversário da morte da Irmã Lúcia (13 de Fevereiro de 2005), celebrada na Basílica do Santuário às 11h00, o prelado saudou “os lutadores – tantos movimentos, a favor da vida – chamados laicais, isto é, não rigorosamente eclesiásticos mas em comunhão com a Igreja, em comunhão com Deus, revelado em Jesus Cristo, que é o caminho a verdade e a vida, a vida que vale a pena viver”.
D. Serafim pediu: “Irmãos e irmãs, não vamos dramatizar, vamos compreender, mas vamos fazer tudo o possível para que haja vida e vida em abundância. É esta a força de toda a pastoral deste Santuário de Fátima, à luz do Evangelho, à luz de Deus”.
O prelado recordou ainda as afirmações do Papa Bento XVI, ao afirmar: “ontem Bento XVI, num congresso sobre lei natural, lembrou que a lei feita pelos homens não anula a veracidade, a autenticidade, e toda a beleza, grandeza, obrigatoriedade, da lei natural, da lei de Deus”.
A Basílica do Santuário encheu de fiéis que quiseram participar nesta Eucaristia em memória da vidente de Fátima. D. Serafim Ferreira e Silva recordou a data: “Faz hoje dois anos que a Irmã Lúcia viajou do tempo para fora do tempo e há cerca de um ano o seu corpo jaz nesta igreja”.  
Esta tarde, pelas 17h30, celebrar-se-á na Igreja do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, uma outra Eucaristia em Memória da Irmã Lúcia. Presidirá à celebração o Padre Pedro Ferreira, Provincial da Ordem Carmelita.

Fotos em "Arquivo Multimédia"
 
Arquivo:
Por ocasião do segundo aniversário do falecimento da Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, a 13 de Fevereiro (Terça-feira), celebrar-se-á no Santuário de Fátima uma Eucaristia em memória da vidente. Presidirá à Eucaristia D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima.
Esta Eucaristia integrará o programa da Peregrinação Mensal de Fevereiro no Santuário de Fátima e decorrerá na Basílica, onde está tumulado o corpo da Irmã Lúcia, pelas 11h00.
A Irmã Lúcia faleceu a 13 de Fevereiro de 2005 no Convento das Irmãs Carmelitas, em Coimbra. A 19 de Fevereiro de 2006, o corpo da vidente foi trasladado para o Santuário de Fátima, tendo ficado tumulado na Basílica, ao lado do túmulo da sua prima a Beata Jacinta Marto.
Em entrevista recente à edição portuguesa da revista “Família Cristã”, D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, afirmou que vai solicitar em breve junto do Vaticano a antecipação do prazo do processo de beatificação. “Antes do Verão esse pedido será feito. Calculo que terei nessa ocasião todos os elementos de que preciso”, disse.
2007.02.08
 
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.