08 de julho, 2008


SOMOS UMA FAMÍLIA!
Alguém perguntou se este ano tinham vindo mais pessoas. Respondi: não sei. Se interessa a quantidade, melhor é a participação e vivência do programa.
Para que a notícia correspondesse à verdade, já que o tema era “Escuta Deus e vive a verdade”, interroguei separadamente dois sacerdotes e oito leigos: duas crianças, dois jovens, e quatro mais adultos. Todos foram unânimes em dizer que nos sentíamos em família, desde as crianças aos de mais idade, já que o Movimento é uma família e Nossa Senhora é a Mãe. Um belo testemunho.
Situando-me nas entrevistas que fiz, foi uma peregrinação serena, participada e vivida desde a assembleia no Centro Pastoral Paulo VI onde foi recordado o passado, vivido o presente e olhado o futuro com esperança.
Toda a assembleia se impressionou com uma criança de três anitos que saindo de junto da sua mãe subiu os degraus do palco e foi juntar-se aos seus colegas mais novos. Parecia que tinha sido ensaiada com eles. O seu sorriso inocente e os seus gestos, confirmaram o que Jesus diz: “Deixai vir a Mim as criancinhas”.
Já que Nossa Senhora em 1917 escolheu três crianças, não quererá repetir o mesmo e dizer aos pais e educadores que olhem pelos mais novinhos?
Seguiu-se o desfile orientado pela diocese do Porto e a saudação na Capelinha presidida pelo P.e Alberto Fonseca, assistente diocesano do M. M. F. de Braga em colaboração com um grupo de jovens.
Depois da procissão das velas seguiu-se a missa das 23h.00 na Igreja da Santíssima Trindade, presidida pelo P.e Lereno assistente diocesano do M. M. F. de Lisboa. Participaram os assistentes espirituais e cerca de 4.500 pessoas.
A Via-Sacra aos Valinhos foi presidida pelo P.e Abel Santos, assistente diocesano de Leiria-Fátima com um grupo de responsáveis. Participaram cerca de 2.000 pessoas.
Às 3h.00, a oração mariana na Capelinha, foi feita por um grupo de jovens de Setúbal. Estiveram presentes 350 pessoas e decorreu muito bem.
As duas horas de adoração Eucarística, na Basílica, foram orientadas pelas dioceses de Vila Real (presidida por um sacerdote brasileiro), e de Portalegre – Castelo Branco (presidida pelo diácono Francisco Alves, adjunto do assistente diocesano).
A adoração terminou com a oração de Laudes seguida da procissão Eucarística presidida pelo P.e Silvestre assistente diocesano de Lamego, do M. M. F..
Uma palavra de gratidão às dioceses que generosamente deram do seu melhor para que tudo corresse bem. Alguém disse: Tinham tudo bem pensado e organizado. Uma peregrinação não é uma excursão.
Padre Manuel Antunes
Uma onda de solidariedade pelo bem
A consagração a Nossa Senhora de Fátima foi o momento final de dois dias intensos de oração e confraternização.
No final da Missa Dominical do dia 20 de Julho, presidida por D. António Marto, Assistente Geral do M.M.F. e Bispo de Leiria-Fátima, a uma só voz, os mensageiros rogaram a Nossa Senhora uma bênção especial para o trabalho e para a fé de cada um.
“Queremos ser mensageiros da Conversão e do Amor. Prometemos prestar serviço com generosidade e esperança aos mais desprotegidos”, rezaram.
D. António Marto, durante a homilia, evidenciou a importante missão do Movimento, por “procurar levar a todos os cantos do país esta solidariedade do bem e da graça”.
Considera D. António Marto que todos devemos “resistir à banalidade do mal”, porque “o mal é uma realidade diante da qual não podemos fechar os olhos”. Devemos procurar “extrair o peso que o mal tem na vida das pessoas” e criar uma “onda de solidariedade pelo bem”.
Tal como Nossa Senhora pediu aos Pastorinhos “a conversão dos corações à graça da misericórdia de Deus”, afirmou D. António, também a todos nós é pedida essa reparação, esse caminho para o triunfo do Imaculado Coração de Maria.
 
Arquivo:
O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) peregrina ao Santuário de Fátima no fim-de-semana de 19 e 20 de Julho.
"Escuta Deus e vive na Verdade" é o tema da Peregrinação Nacional que será presidida por D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Assistente Geral do MMF.
A Peregrinação  inicia-se pelas 14h30 de Sábado, no Centro Pastoral Paulo VI, com o acolhimento aos peregrinos.
A Eucaristia principal da Peregrinação será celebrada no dia 20, no altar do Recinto de Oração do Santuário, ocasião em que os mensageiros  renovarão a sua consagração a Nossa Senhora de Fátima.
O que é e que actividades organiza e promove o Movimento da Mensagem de Fátima?
Veja, nesta página: #
 
O Programa da Peregrinação é o seguinte:
Dia 19 (Sábado):
14:30 - Acolhimento C. P. Paulo VI
15:00 - Início das Actividades
17:00 - Desfile para a Capelinha
17:15 - Saudação a Nossa Senhora
21:30 - Rosário e Procissão de Velas, também na Capelinha
23:00 - Missa na Igreja da Santíssima Trindade
Dia 20 (Domingo)
00:00 - Via Sacra aos Valinhos
03:00 - Oração Mariana, na Capelinha
04:00 - 1ª Adoração Eucarística, na Basílica
05:00 - 2ª Adoração Eucarística, na Basílica
06:00 - Oração de Laudes, na Basílica
07:45 - Procissão Eucarística (altar do Recinto)
10:15 Oração do Rosário
11h00 - Missa da Peregrinação, presidida por D. António Marto.
 
 
PDF

HORÁRIOS

01 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.