13 de julho, 2010


Os contundentes apelos do Bispo Auxiliar de Porto marcaram a Peregrinação Internacional de Julho.
Nas duas homilias proferidas em Fátima, D. João Miranda falou sobre as causas e as consequências da actual crise.
Na noite do dia 12, o bispo pediu “conserto” e uma Nova Ordem para a “Europa decadente, a precisar de um conserto que devolva a esperança e a confiança às nações” e, à Igreja, pediu uma “Nova Ordem pastoral”. Na manhã de 13, apontou injustiças sociais e atentados contra a vida, e propôs exame de consciência.
“Os pobres estão a ser espezinhados e os poderosos aguentam-se em seus tronos de barro. A Europa continua a envelhecer. E no entanto os atentados contra a vida continuam, lá fora e cá dentro. Estamos a matar a juventude da nação com promessas sem futuro à vista. Estamos a abandonar a família e a criar falsas noções de família”, afirmou na homilia do dia 13, a partir do Recinto de Oração do Santuário, aos peregrinos oriundos de mais de quinze países.
Nos seus apelos vincou que “a crise mundial não passará, enquanto cada um de nós não fizer um exame de consciência e não chegar à conclusão de que todos, uns mais outros menos, temos culpas do que acontece”.
Nas suas palavras, bastante elogiadas pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, no final da concelebração, D. João Miranda, concluiu que “as crises actuais não são só falta de dinheiro e de emprego. São de falta de humanismo, de visitação, de acolhimento, de apoio médico, sim, mas também, de fundamento espiritual. Desumanizámo-nos por egoísmo, por falta de amor, por competição no salve-se quem puder… E depois gritamos que o rei vai nu! Mas quem lhe tirou as vestes?”.
Concelebraram com D. João Miranda a Missa do dia 13, D. António Marto e D. Benedito Roberto, Bispo do Sumbe, que acompanhava um grupo de peregrinos desta diocese de Angola em peregrinação a Fátima, e várias dezenas de sacerdotes.
PDF

HORÁRIOS

19 nov 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.