12 de julho, 2021

2021-07-12_Pia_2.jpg

Bispo de Ourense afirma que Fátima é “a mais popular e importante” aparição mariana do século XX

Presidente da Peregrinação de julho tem “saudades das multidões de Fátima” e pede oração pela “pronta recuperação” do Papa Francisco

 

D. José Leonardo Montanet presidiu esta noite ao Rosário, Procissão das Velas e celebração da Palavra no Altar do Recinto de Oração da Cova da Iria, na Vigília da Peregrinação internacional Aniversária de julho.

O bispo de Ourense, na Galiza, afirmou que Fátima é a aparição mariana “mais popular e importante do século XX, na Igreja Universal”.

“A devoção a Nossa Senhora do Rosário de Fátima é das mais universais. Portugal deu-a a todo o mundo” afirmou o prelado espanhol, nomeado bispo de Ourense pelo Papa Bento XVI, em 2011, e lamentou “a ausência da multidão” típica de Fátima da qual afirmou sentir “saudades”.

Ainda assim, nesta peregrinação já estão presentes 12 grupos, 11 dos quais internacionais: quatro de Espanha, dois de Itália, dois da Polónia, um da Croácia, outro de França, outro da Venezuela e um de Portugal.

“É uma graça de Deus que o bispo de Ourense esteja aqui esta noite. Existe uma relação estreita entre este lugar e a paróquia que se encontra na minha cidade e que é um dos lugares de maior devoção a Nossa Senhora de Fátima não só na minha diocese mas em toda a Galiza” afirmou  o prelado galego ao lembrar que nesse espaço há uma imagem de Nossa Senhora feita pelo mesmo escultor que idealizou a imagem que se venera na Capelinha- António Ferreira Thedim- e que foi benzida neste santuário e levada em peregrinação para Espanha.

Referindo-se à Virgem Maria como “o amparo da nossa fé”, sobretudo “neste mundo incrédulo e materialista, nesta época de tão cruel pandemia”, D. José Leonardo Montanet sublinhou a importância da mensagem contida na aparição de Julho que alerta para a necessidade de “conversão e oração”, o que “na situação sanitária que vivemos recupera um significado especial”.

“Este recinto é um lugar de oração e sobretudo de silêncio impressionante” salientou ao falar do Santuário como “um lugar privilegiado para encontrar Deus”, sobretudo na atual situação pandémica,  pelo silêncio que proporciona a quem procura o recolhimento.

“É muito difícil escutar a Deus na agitação e nas festas descontroladas”, mas podemos escutá-Lo “no meio da vida”, referiu o prelado galego, que pediu ainda aos peregrinos de Fátima uma oração especial pela “pronta recuperação e melhoras “ do Papa Francisco, que ainda se encontra hospitalizado, uma semana depois da operação cirúrgica que efetuou aos intestinos.

"Que as nossas orações cheguem ao Imaculado Coração de Maria, Senhora de Fátima, e rogamos-lhes que as dores, tribulações e angústias que o mundo inteiro sofre neste tempo de pandemia, não nos façam perder a esperança" pediu "para que a luz da fé quebre egoísmos, violências destruição".

Nesta Peregrinação de julho, que evoca a Terceira Aparição de Nossa Senhora aos videntes, cujo relato foi recordado esta noite, o Santuário mantém as regras de segurança em vigor neste tempo de pandemia garantindo o distanciamento físico entre os peregrinos, o uso obrigatório da máscara e a desinfeção das mãos. Os acessos à Capelinha e ao queimador das velas estarão condicionados durante as celebrações para evitar a deslocação das pessoas e comprometer as exigências de distanciamento físico. 

A peregrinação prossegue esta terça-feira com a oração do Rosário às 9h00, na Capelinha das Aparições, a Missa internacional com a bênção dos doentes e a Procissão do Adeus.

A peregrinação de julho volta a ter como tema “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”, havendo sempre uma especial intenção pelos que sofrem neste momento de tribulação decorrente da pandemia. 

PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.