15 de março, 2010

O Cardeal Secretário de Estado do Vaticano preside em Fátima à Eucaristia da vigília de 12 de Maio, que será celebrada no Recinto de Oração do Santuário.
O programa da visita papal a Portugal, apresentado em final de Dezembro de 2010, anuncia que o Cardeal Tarcisio Bertone integrará o séquito papal e presidirá a esta celebração Eucarística em Fátima.
Até ao dia 13 de Março de 2010, 58 grupos organizados de peregrinos anunciaram no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima a sua intenção de participação nestas celebrações da noite de 12 de Maio.
Estão inscritos os seguintes grupos das seguintes proveniências: 6 grupos da Alemanha, 1 da Austrália, 1 de Cabo Verde, 1 da Costa do Marfim, 7 de Espana, 5 dos Estados Unidos, 1 das Filipinas, 5 França, 1 do Gana, 2 de Gibraltar, 1 do Haiti, 1 da Hungria, 1 Indonésia, 1 da Irlanda, 8 de Itália, 5 da Polónia, 1 de Portugal, 2 do Reino Unido, 1 da República Democrática do Congo, 1 do Senegal, 4 da suíça e 1 do Vietname. Um dos grupos registados tem carácter internacional, com peregrinos de várias nacionalidades. Trata-se do grupo da associação internacional Apostolado Mundial de Fátima.



(13 de Outubro de 2007)

Recorde-se que o Cardeal Tarcisio Bertone foi enviado pelo Papa Bento XVI como Legado Pontifício para as celebrações do encerramento dos 90 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, em Outubro de 2007.

O Legado Pontifício presidiu à dedicação da nova igreja do Santuário de Fátima, a Igreja da Santíssima Trindade, a 12 de Outubro de 2007, e às celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro de 2007.

Em certo momento da homilia da Missa do dia 13, o Cardeal Bertone destacava: “Com efeito, aqui Nossa Senhora não pediu para ser admirada, invocada, venerada… Quis gente «entregue»; pediu que os corações dos indivíduos, das nações e da humanidade inteira Lhe fossem «consagrados». Aqui desfraldou a sua bandeira que é um símbolo e um programa: o seu Coração Imaculado. Aqui se manifestou o Coração da mais doce das mães, pedindo a todos que unam o seu coração ao d´Ela, para darem ao mundo Jesus Cristo Salvador. E, acolhendo o seu convite, por toda a parte se formaram grupos e comunidades que despertaram da apatia de ontem e se esforçam por mostrar agora, ao mundo, o verdadeiro rosto do cristianismo. No Oriente e no Ocidente, o amor do Coração de Maria conquistou um lugar no coração dos povos e dá-lhes esperança e consolação”.

Na manhã de 14 de Outubro de 2007, o Legado Pontifício presidiu ao encerramento das celebrações dos 90 anos das aparições. A Eucaristia internacional foi celebrada na recém inaugurada Igreja da Santíssima Trindade, após uma procissão com a imagem de Nossa Senhora desde a Capelinha das Aparições.

Milhares de peregrinos, que a nova igreja não pôde conter nos seus nove mil lugares sentados, acompanharam as celebrações pelos ecrãs televisivos colocados no exterior da igreja, e, no final da Eucaristia, com o apoio dos meios de comunicação social, os fiéis em Fátima receberam com alegria as imagens televisivas a partir da Praça de S. Pedro, com o Angelus pelo Santo Padre Bento XVI.

Ouviu-se em Fátima e no mundo, uma vez que a mensagem foi também difundida para outros países, uma saudação calorosa à Igreja portuguesa e aos peregrinos de Fátima. Ouviu-se também o apelo de Bento XVI: “Nunca esqueçais o Papa!"

Na tarde de 14 de Outubro, o Cardeal Tarcisio Bertone escreveu a seguinte mensagem no Livro de Honra do Santuário de Fátima:

“Senti-me muito honrado por voltar a Fátima, a primeira vez como Secretário de Estado, como Legado Papal para o 90º aniversário das Aparições de Maria Nossa Senhora de Fátima. Em nome do Santo Padre Bento XVI, auguro a todos os devotos, a todos os colaboradores do Santuário, ao caríssimo Bispo D. António Marto a continuarem, com o entusiasmo de sempre, a ser arautos da mensagem de esperança e de salvação que jorra da luz de Maria.”
LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima


Outra Informação e documentação sobre a Peregrinação Aniversária de Outubro de 2007: https://www.fatima.pt/news/encerramento-90-anos-aparicoes
Fotografias da dedicação da Igreja da Santíssima Trindade e da Peregrinação de Outubro de 2007: # e aqui #
 
PDF

HORÁRIOS

05 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.