05 de maio, 2011


Em celebração realizada na manhã de 11 de Junho na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, o Padre Carlos Cabecinhas, presbítero da Diocese de Leiria-Fátima, de 40 anos, natural da Bajouca, Leiria, tomou posse como reitor do Santuário de Fátima, sucedendo a D. Virgílio Antunes, nomeado para bispo de Coimbra. No mesmo momento, o Padre Cristiano Saraiva foi reconduzido no cargo de administrador do Santuário de Fátima.
Após a tomada de posse, o novo reitor do Santuário de Fátima dirigiu-se à Capelinha das Aparições onde renovou a sua consagração pessoal a Nossa Senhora de Fátima, realizada pela primeira vez após a sua ordenação sacerdotal. Hoje, consagrou também ao Imaculado de Maria os sacerdotes, os funcionários, os voluntários e outros colaboradores e também os peregrinos do Santuário,
“O Santuário é vosso (Maria) e por isso o confio à vossa protecção materna. Abençoai as actividades e os projectos que, em fidelidade à missão deste Santuário, procuraremos realizar e em tudo o que fizermos ajudai-nos a ser instrumentos dóceis à vontade de Deus, tal como vós o fostes. Imploro para todos os peregrinos o vosso auxílio e protecção materna e peço para todos as graças celestes. Que todos os que aqui vos procuram possam fazer a forte experiência da presença de Deus nas suas vidas”, rezou.
Nas suas primeiras palavras após a tomada de posse, proferidas na Igreja da Santíssima Trindade, e após uma saudação inicial, o novo reitor do Santuário de Fátima salientou “toda a sua actualidade e frescura” da mensagem de Fátima.
“A fidelidade a esta mensagem da Mãe de Deus e nossa Mãe é a verdadeira prioridade pastoral do Santuário. E o itinerário de sete anos da celebração do Centenário, que já iniciámos e nos conduzirá até 2017, mais não pretende que fazer-nos redescobrir ou tomar consciência da grande riqueza da mensagem, da urgência em vivê-la e da necessidade de a divulgar", disse.
Numa linha de continuidade com o projecto iniciado este ano pastoral, o sacerdote lembrou a prioridade da missão do Santuário de Fátima: “O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”. Estas palavras de Nossa Senhora foram a inspiração para todo o itinerário temático da celebração do Centenário, que tem como tema geral “O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus”. Este itinerário de sete anos constitui o plano pastoral do Santuário até 2017 e é na sua concretização e realização que se encontra a actual prioridade pastoral do Santuário de Fátima, porque nos centra no essencial da mensagem”.
A data da entrada em funções do novo reitor acontece no dia do aniversário natalício do beato Francisco Marto, 11 de Junho de 1908. “Os Beatos Francisco e Jacinta foram exímios “discípulos da escola de Maria” e o seu luminoso exemplo é, para nós, um permanente desafio. É também a sua intercessão que imploro nesta ocasião”, concluiu o Padre Carlos Cabecinhas.
Na sua alocução após a tomada de posse do Padre Carlos Cabecinhas, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima agradeceu o trabalho desenvolvido pelo reitor cessante e desejou felicitações às novas chefias do Santuário de Fátima.
“Os dotes humanos, sacerdotais e intelectuais com que Deus dotou o P.e Carlos Cabecinhas e as provas já dadas de bom Administrador pelo P.e Cristiano Saraiva confortam-nos em saber que o Santuário fica confiado em boas mãos. Quero exprimir-lhes também a minha estima, confiança e colaboração. Bem hajam! Muitas felicidades e as melhores bênçãos de Nossa Senhora de Fátima para a vossa nobre e delicada missão são os nossos votos!”, disse.
Fátima é interpelada à caridade e ao serviço, afirma Bispo de Leiria-Fátima
Em celebração realizada na manhã de ontem, 11 de Junho, o Padre Carlos Cabecinhas, presbítero da Diocese de Leiria-Fátima, de 40 anos, natural da Bajouca, Leiria, tomou posse como reitor do Santuário de Fátima. No mesmo momento, o Padre Cristiano Saraiva foi reconduzido no cargo de administrador do Santuário de Fátima.
Na sua alocução no final da tomada de posse, realizada na Igreja da Santíssima Trindade, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, reiterou as principais linhas de acção deste santuário nacional.
“Sendo Fátima ‘o coração espiritual’ do país, segundo a feliz expressão de Bento XVI, no seu duplo movimento de sístole e diástole, também a pastoral do Santuário não pode ficar alheia a este projecto (da Conferência Episcopal Portuguesa: Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal). De facto, não se pode compreender a Igreja em Portugal sem Fátima, nem se pode compreender Fátima sem a sua inserção no conjunto da Igreja em Portugal”, afirmou.
Neste sentido, também o Santuário de Fátima é chamado à caridade e ao serviço.
“O actual momento da gravíssima crise socioeconómica que o nosso país atravessa não pode deixar de interpelar Fátima. Nesse sentido, Fátima é chamada a tornar-se cada vez mais ‘escola de caridade e de serviço aos irmãos, como aqui nos lembrou o Papa Bento XVI. Fátima é isso: um elemento identificativo e de identidade de Portugal. Fátima continua a ser uma montra e uma janela de Portugal para o Mundo”, disse D. António Marto. 
Bispo de Leiria-Fátima agradece trabalho desenvolvido pelo reitor cessante
Em celebração realizada na manhã de ontem, 11 de Junho, o Padre Carlos Cabecinhas, presbítero da Diocese de Leiria-Fátima, tomou posse como reitor do Santuário de Fátima. O Padre Carlos Cabecinhas sucede a D. Virgílio Antunes, nomeado para bispo de Coimbra a 28 de Abril e com ordenação episcopal marcada para a tarde de 3 de Julho, no Santuário de Fátima.
Na sua alocução após a tomada de posse do Padre Carlos Cabecinhas, o Bispo de Leiria-Fátima, expressou gratidão a D. Virgílio Antunes pelo trabalho desenvolvido no Santuário de Fátima.
“Em nome pessoal, do episcopado português e dos peregrinos, quero deixar-te bem expressa aqui a nossa gratidão pelo zelo, amor, dedicação e inteligência que colocaste no teu serviço em estreita e leal colaboração com o bispo. Acompanhamos-te com a nossa amizade e a nossa oração. E louvamos e bendizemos a Deus por ter agraciado a sua Igreja com o dom dum novo bispo na tua pessoa, que saiu desta escola de Maria como pastor humilde, generoso e promissor, rico de qualidades humanas e sacerdotais que o creditam para o ministério episcopal”, afirmou D. António Marto.
Na sua saudação, minutos depois da assinatura do compromisso, também o novo reitor do Santuário de Fátima endereçou “uma saudação muito especial” ao seu antecessor.
“A dedicação e espírito de serviço, que temos tido o privilégio de testemunhar, constituem um importante estímulo para todos nós. A fecunda acção que aqui desenvolveu como Reitor deixa-nos abertos importantes horizontes para o caminho que o Santuário deve seguir para se manter fiel à sua missão”, afirmou o Padre Carlos Cabecinhas formulando a D. Virgílio “votos de frutuoso trabalho apostólico na nova missão recebida”.
Recorde-se que, D. Virgílio Antunes receberá a ordenação episcopal no dia 3 de Julho, na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima. A celebração terá início às 16:30.
A fim de coordenar os preparativos para tão feliz acontecimento, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, constituiu uma comissão com os seguintes membros:  Padres: Jorge Guarda, Vítor Coutinho, Carlos Cabecinhas e Cristiano Saraiva; Leigos: António José Valinho, Maria Fernanda Duarte Gonçalves e Rui Manuel Ferreira Duarte. (Outras informações sobre a ordenação episcopal de D. Virgílio Antunes: [email protected], [email protected]).
 
LeopolDina Simões 
Outras fotografias: aqui
Comunicado da Diocese de Leiria-Fátima
PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.