01 de maio, 2013


Acólitos em peregrinação
No passado dia 1 de maio realizou-se mais uma Peregrinação Nacional e Acólitos a Fátima (PNA). Este grande encontro, que foi organizado pelo Serviço Nacional de Acólitos (SNA), começou com um tempo de animação e festa com a Banda terceira Margem, da Diocese de Setúbal, no Auditório Centro Pastoral de Paulo VI, completamente esgotado, sob o tema da Peregrinação "Eu sei em quem pus a minha Fé" (2Tm 1, 12). Durante a animação musical foram apresentados pequenos vídeos que vários grupos de acólitos previamente enviaram ao SNA mostrando o seu entusiasmo na participação na PNA.
Às 12:30 celebrou-se a missa na Basílica da Santíssima Trindade. O presidente da celebração, D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo e presidente da comissão episcopal da Liturgia e Espiritualidade, presidiu à celebração votiva do Beato Francisco, patrono dos Acólitos Portugueses. Na sua homilia, D. Anacleto Oliveira destacou a importância dos acólitos que prefiguram assembleia Celeste e a humildade que se deve ter para que a glória de Deus resplandeça na vida de cada um.
De tarde os acólitos juntaram-se na Capelinha das Aparições para rezarem o terço; à 17:30 participaram na Procissão do Santíssimo Sacramento, no recinto do Santuário.
Para esta peregrinação nacional, que teve a participação de mais de 2 500 acólitos no Centro Pastoral de Paulo VI, 4 500 na Missa e 1 000 na Procissão Eucarística, o Serviço Nacional de Acólitos contou com a preciosa ajuda de cerca de 50 voluntários que, como acólitos, ajudaram na logística e orientação nos vários momentos e locais.
Serviço Nacional de Acólitos

 
 
ARQUIVO:
 
A 1 de maio realiza-se a Peregrinação Nacional de Acólitos ao Santuário de Fátima.
 
A organização desta iniciativa pertence ao Secretariado Nacional de Liturgia, através do Serviço Nacional de Acólitos. As celebrações serão presididas por D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, bispo de Viana do Castelo e presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade
 
O programa da peregrinação é o seguinte:
 
10:00 – Encontro no Centro Pastoral Paulo VI;
12:30 – Missa, na Basílica da Santíssima Trindade;
16:00 – Rosário, na Capelinha;
17:30 – Procissão Eucarística, no Recinto
 
Para mais informações: http://acolitos.liturgia.pt 
 
PDF

HORÁRIOS

18 nov 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.