02 de fevereiro, 2007

A 1 de Fevereiro, pelas 21h30, no Salão do Bom Pastor/Centro Pastoral Paulo VI, decorrerá o Encontro “Não ao aborto – razões da fé e outras razões”, promovido especialmente pelos Movimentos sócio-profissinais católicos dos Médicos e Enfermeiros que integram a Dinâmica Positivamente Não.
De seguida, apresenta-se o comunicado informativo da organização do Encontro:
Não ao aborto – razões da fé e outras razões
Matilde Sousa Franco e Zita Seabra serão duas das intervenientes no painel que, na próxima quinta-feira, 1 de Fevereiro, às 21.30h, em Fátima, debaterá o tema: Não ao aborto – razões da fé e outras razões. No painel participarão também o médico Filipe Almeida, especialista em Bioética, e Rita Lobo Xavier, especialista em Direito da Família.
Com este encontro, a Dinâmica Positivamente Não pretende esclarecer uma questão de fundo. Segundo os responsáveis desta plataforma de movimentos de leigos católicos, o debate em curso sobre o referendo “está a apresentar o voto não como o voto dos católicos, como se esta fosse uma questão religiosa”. Ora, segundo declara António Sarmento, presidente da Associação dos Médicos Católicos que integra esta dinâmica, “é certo que a fé nos oferece razões que nos pedem a opção pelo não. Mas há razões suficientes fornecidas pelas ciências e pela reflexão sobre a cultura e a sociedade para fundamentar o não. O Cristianismo aponta no sentido da própria lei da natureza que pede, a preservação da espécie, a defesa da vida”.
Margarida Vieira, presidente nacional da Associação Católica de Enfermeiros, acrescenta: ”a vida humana é indisponível o que quer dizer que não posso decidir sobre a vida humana em nenhuma circunstância”, sublinhando que a fé confirma esta convicção que o saber e a experiência por si sós tornam evidente. Segundo esta professora de enfermagem que é doutorada em Filosofia, o que se procura com esta sessão é “distinguir estas duas ordens de razões: perceber que a fé da Igreja implica o não, mas que, antes da fé ou para além dela, à luz dos dados das ciências e da reflexão filosófica, há razões que bastam para votar não no contexto deste Referendo”.
Esta Sessão é promovida especialmente pelos Movimentos sócio-profissinais católicos dos Médicos e Enfermeiros que integram a Dinâmica Positivamente Não, lançada no princípio de Janeiro com o objectivo de esclarecer, formar e mobilizar os católicos em ordem ao referendo. Neste sentido vem desenvolvendo iniciativas várias, como sessões de esclarecimento e encontros de formação.
Outras informações: [email protected]
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.