26 de novembro, 2013
Há cristãos perseguidos no Médio Oriente. O alerta não é novo, mas tem-se agudizado por meio da campanha promovida pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), uma organização pública dependente da Santa Sé. A secção portuguesa da AIS traz a Portugal dois bispos para testemunharem a viva voz como vivem as comunidades cristãs dessa região. No Santuário de Fátima, a Síria será consagrada a Nossa Senhora de Fátima.
D. Shlemon Warduni, bispo auxiliar do Patriarcado dos Caldeus da Babilónia, Bagdade, Iraque, e D. Samir Nassar, arcebispo maronita de Damasco, Síria, estarão em Portugal, anuncia a AIS, “para dar testemunho dos tempos conturbados que se vivem nos seus países e da situação muito delicada – por vezes mesmo de opressão violenta – com que se confrontam diariamente os Cristãos nesta região do mundo”.
A visita dos dois prelados coincide com o lançamento da Campanha de Natal da Fundação AIS, que este ano tem como principal objetivo apoiar os refugiados sírios que se encontram em fuga dentro do seu próprio país, ou em diversos campos de acolhimento em países da região, como a Turquia, Líbano e Jordânia.
A 1 de dezembro, no Santuário de Fátima, o arcebispo maronita D. Samir Nassar consagrará a Síria e o seu povo a Nossa Senhora de Fátima, isto durante a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições, às 10:00. O mesmo prelado concelebrará de seguida na Missa das 11:00, na Basílica da Santíssima Trindade.
O bispo auxiliar de Bagdade já se encontra em Portugal. Regressará ao Iraque a 27 de novembro; reparte o seu tempo por encontros com a comunicação social, conferências, Eucaristias e vigília de oração.
O arcebispo maronita de Damasco chegará a Lisboa na próxima sexta-feira, 29 de novembro, e partirá de regresso ao seu país a 2 de dezembro.
Recorde-se que no último relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo, produzido pela Fundação AIS, em que se monitoriza o período de 2011 a 2013, constata-se que em relação aos 30 países analisados a situação piorou, registando-se uma maior violência e perseguição em relação às comunidades cristãs.
Programa divulgado pela AIS:
24 de Novembro, 11h00 | Lisboa Missa na Igreja de São Tomás de Aquino, com a presença de D. Shlemon Warduni, Bispo Auxiliar de Bagdade, Iraque 25 de Novembro, 17h00 | Lisboa Conferência na Igreja do Santíssimo Sacramento, com o tema “Cristãos perseguidos no Iraque” 26 de Novembro, 21h00 | Braga Conferência sobre os “Cristãos perseguidos no Iraque”, no Auditório Vita com a presença de D. Shlemon Warduni Pelas 21h30, segue-se uma Vigília de Oração pela Paz no Iraque e Médio Oriente, na capela do Seminário Menor 29 de Novembro, 15h30 | Lisboa Conferência na Universidade Católica Portuguesa, com a presença de D. Samir Nassar, Arcebispo Maronita de Damasco, Síria 30 de Novembro, 16h30 | Lisboa Vigília de Oração pela Paz na Síria e Médio Oriente, no Mosteiro dos Jerónimos, Belém 1 de Dezembro, 10h00 | Fátima Oração do Terço na Capelinha das Aparições pela paz na Síria, com a presença de D. Samir Nassar Pelas 11h00, segue-se Missa no Santuário de Fátima. 2 de Dezembro, 21h00 | Lisboa Concerto de Natal com a Banda Sinfónica da GNR, no Teatro Tivoli. As receitas deste concerto reverterão a favor dos refugiados da Síria Mais informações: http://www.fundacao-ais.pt/ |