ÁUDIOS

PODCAST #Fátima no século XXI | Ano pastoral 2018/19

Personalidades ligadas à ciência à política, às artes, à sociedade e à religião refletem sobre o lugar de Fátima no século XXI.

PODCAST também disponível em

Itunes_icon.png soundcloud_icon.png spotify.png

D. Manuel Clemente fala sobre a “originalidade” de Fátima, a sua “atualidade” e a sua “dimensão evangélica”, onde “radica a sua força”.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa resume em três pontos a mensagem deixada por Nossa Senhora: “o Céu, o seu contrário e a conversão para lá voltar”.
 

No 10.º episódio do podcast #FátimaseculoXXI, José Rui Teixeira, doutorado em literatura, diretor e presidente do Conselho Científico da Cátedra Poesia e Transcendência da Universidade Católica do Porto, fala sobre: o sentido da mensagem de Fátima, a importância do acolhimento, da penitência do caminho de Fátima.
 

No nono episódio deste podcast, a escritora algarvia Lídia Jorge, formada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, que escreveu mais de 20 livros editados em várias línguas, entre eles romances, antologias de contos e uma peça de teatro, fala das emoções de Fátima e sublinha a importância da Cova da Iria como lugar de cultura.
 

O eurodeputado social democrata, de 51 anos, portuense, Paulo Rangel, que se define como cristão de cultura católica, é o convidado do oitavo podcast #FátimanoSéculoXXI, sobre Fátima e a Política, no qual reflete sobre a relação entre o fenómeno religioso e a política, o papel de Fátima no mundo e a sua especial vocação: acolher cimeiras de diálogo seja no campo religioso seja no campo político.
 

O padre António Valério, sacerdote da Companhia de Jesus e diretor das publicações do Apostolado da Oração, fala sobre Fátima e os jovens no sétimo podcast #FátimanoséculoXXI. Para este sacerdote, o grande desafio de Fátima é fazer com que os jovens se sintam em casa quando visitam o Santuário e façam aqui a experiência de Deus, a partir do colo materno de Nossa Senhora.
 

Joana Carneiro, maestrina titular da Orquestra Gulbenkian, balizada entre a experiência pessoal da música como forma de educação para a fé e as grandes composições inspiradas em Fátima, percorre um itinerário experiencial de Fátima, que se consolidou com a direção da Orquestra e do Coro Gulbenkian no Concerto de Encerramento do Centenário das Aparições.
 

O historiador da ciência Henrique Leitão, que foi distinguido com o Prémio Pessoa em 2014, é o convidado desta edição, onde se reflete sobre a relação entre a ciência e a fé, e de como o acontecimento e a Mensagem de Fátima permanecem atuais.
 

Fátima e a Comunicação Social é o tema que conduziu a conversa do quarto podcast Fátima no Século XXI, com a jornalista Ana Catarina André, autora do livro “Peregrinos”.
 

No terceiro podcast Fátima no Século XXI, a jornalista da Rádio Renascença e vaticanista
Aura Miguel fala sobre a relação "vocacional" entre o Papa e Fátima.
 

Neste segundo podcast, o investigador José Poças das Neves reflete sobre a importância de Fátima, a atualidade da sua Mensagem e a imprescindibilidade do contributo do Santuário para a região centro e para o país.
 

Vivemos o segundo século de Fátima.

Um século que nestas duas primeiras décadas tem sido marcado por uma conjuntura desfavorável e propicia a conflitos com várias expressões que a Mensagem de Fátima, na sua atualidade profética, nos ajuda a descodificar e a ultrapassar.

Neste mês de dezembro ouvimos o cardeal D. António Marto sobre Fátima e o Mundo, no século XXI.

HORÁRIOS

23 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.