12 de julho, 2007


O Santuário de Fátima estreou na tarde de 13 de Outubro de 2007, na Igreja da Santíssima Trindade, no dia do 90º aniversário da última aparição da Virgem Maria em Fátima, a oratória “Fátima, sinal de esperança para a Humanidade”, uma iniciativa cultural integrada nas celebrações dos 90 anos das Aparições em Fátima.
A oratória foi repetida na tarde de 14 de Outubro, também na Igreja da Santíssima Trindade.
 
 
 
 
 
 
Participam na execução da Oratória 366 elementos: 8 Solistas (5 crianças e 3 adultos), um Coro composto por 11 grupos (6 de Leiria, 4 de Beja e o coro infantil do Santuário de Fátima), a orquestra Filarmonia das Beiras, com 47 músicos, dirigidos pelo maestro Mário Nascimento.
Com texto organizado por A. Aparício e J. Paulo Quelhas, com base nas “Memórias da Irmã Lúcia”, e música do compositor Padre António Cartageno, a oratória vai dar voz a alguns dos momentos que marcaram a história das aparições em Fátima.
Em entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o compositor afirma a sua principal intenção para este trabalho musical: “Desejo que esta obra, sempre que for apresentada, seja um grande momento de difusão da mensagem de Fátima; que as palavras e a música com que as revesti toquem realmente o coração das pessoas e as ajudem a encontrar-se com Deus. Porque Nossa Senhora é o melhor caminho para chegar a Deus: “Per Mariam ad Jesum””.
Ainda a propósito deste trabalho, o compositor explica:A Cantata sacra e a Oratória (ou Oratório) têm em comum o facto de serem composições vocais e instrumentais de grandes proporções, de tema religioso e com o uso de recitativos, áreas, coros, etc. Mas a Oratória tem algo de específico que a distingue da Cantata: desde logo, o papel do Narrador (historicus), que é um personagem típico das Oratórias e das “Paixões” e ao qual é confiado o papel de “narrar” os acontecimentos e ir interligando as diversas partes da acção dramática. Portanto, ele desempenha uma função narrativa – neste caso vai contando o essencial da história de Fátima, na qual são inseridas as várias personagens intervenientes na acção dramática: o Anjo, Nossa Senhora e os Três Pastorinhos”.

A antestreia da Oratória decorreu a 11 de Outubro, no Centro Pastoral Paulo VI, 21h30.
PDF

HORÁRIOS

14 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.