04 de junho, 2014


 
Aproxima-se a passos largos a realização da Peregrinação das Crianças, nos próximos dias 9 e 10 de junho. Falamos de um dos momentos altos no Santuário de Fátima, da maior peregrinação logo após as peregrinações internacionais de maio e de outubro; de um momento em que toda a atenção está concentrada no acolhimento às crianças que de todo Portugal – nos últimos anos também já têm participados pequenos grupos vindos do estrangeiro – rumam à Cova da Iria, acompanhadas pelos seus catequistas e professores e/ou pelos seus familiares.
 
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o bispo de Viana do Castelo, que este ano preside à peregrinação, sublinha a importância desta iniciativa que se realiza há mais de três décadas: “As peregrinações são das melhores catequeses: pelo ambiente do santuário convidativo ao encontro com Deus; por levar as crianças e os adolescentes a sentirem-se mais membros de uma Igreja que vai para além das suas paróquias, dioceses ou mesmo países;  pela vivência da espiritualidade tão necessária e desejada no mundo de hoje; pela mensagem cristã que lhes é transmitida”.
 
D. Anacleto Cordeiro Gonçalves Oliveira é natural da diocese de Leiria-Fátima. Enquanto ainda sacerdote, integrou durante alguns anos a Comissão Organizadora da Peregrinação das Crianças, presidida pelo Reitor do Santuário de Fátima.
 
“Dos meus tempos na preparação e realização das peregrinações das crianças conservo obviamente as melhores recordações, sobretudo pelo que aprendi com elas, as crianças”, recorda D. Anacleto Oliveira, acrescentando que no seu entendimento “não foi por acaso que Nossa Senhora escolheu três delas para transmissoras da sua mensagem, e que Jesus nos convida a sermos como crianças para entrarmos no Reino de Deus”.
 
Este ano, conforme o projeto pastoral do Santuário, o acontecimento de referência da peregrinação será a aparição de Nossa Senhora em julho de 1917, sistematizado no lema/tema “Ó Jesus é por vosso amor”. 
 
A Irmã Maria Isolinda, membro da Comissão Organizadora da Peregrinação desde as primeiras peregrinações, explica que, este ano, “tudo se desenvolverá no sentido de despertar nas crianças o valor reparador das suas ações oferecidas ao Senhor, por amor, em espírito de reparação e pela conversão dos pecadores, ao jeito dos Pastorinhos".
 
"O mesmo é dizer que é despertar para o sentido de que todos podemos e devemos ajudar, com os nossos gestos de amor reparador, a restaurar este mundo tão ferido e desfigurado pelo pecado. Assim, até os nossos sacrifícios e dificuldades ganham um novo sentido, porque são uma resposta recíproca ao amor de Deus”, acrescenta.
 
Neste contexto, D. Anacleto Oliveira anuncia que durante a peregrinação irá tentar ajudar as crianças “a sentirem quanto Deus nos ama e como, com Ele, e só com Ele, é possível reparar o mal que é feito no mundo. Por outras palavras: irei tentar transmitir-lhes a mensagem de Nossa Senhora na terceira aparição”.
 
É proposto um programa específico para os dois dias da peregrinação. O Secretariado da Peregrinação funcionará entre os dias 7 a 10 de junho, no Posto de Informações n.º 2 do Santuário de Fátima, situado junto às escadas da entrada norte do Recinto.
 
O dia 10 de junho, feriado nacional, tem sido desde sempre aquele que traz maior afluência e movimentação na cidade de Fátima e no Santuário. Assim sendo, a organização informa que, no dia 10, os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto de Oração do Santuário, abrem às 10:00. A partir das 10:45 as entradas fazem-se pelas zonas laterais. A Eucaristia celebrar-se-á às 11:00. Aos responsáveis dos grupos pede-se a colaboração para ajudar a manter uma atitude de silêncio dentro do Santuário. 
  
LeopolDina Simões
PDF

HORÁRIOS

22 dez 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.