25 de febrero, 2011
El Santuario de Fátima abre hoy, 25 de febrero, el concurso para la creación de la música del himno del centenario de las apariciones. El texto al que se le pondrá música es de la autoría de Marco Daniel Duarte, seleccionado en un primer concurso para la letra del himno. El Santuario de Fátima pretende que “el himno se presente como elemento identificador del acontecimiento celebrado, por el que debe ser de fácil comprensión y memorización por las asambleas que se congregan en torno al mensaje de Fátima, en el Santuario o fuera de él”. La entrega de las candidaturas se debe realizar hasta el día 4 de abril, incluido, siendo aceptadas las composiciones que, después de esta fecha, lleguen al Santuario con el carimbo de los correos de ese día. El jurado está constituido por cinco personas: Virgilio do Nascimento Antunes, rector del Santuario (presidente); Vítor Coutinho, coordinador de la Comisión Organizadora del Centenario de las Apariciones de Fátima; Eugenio Amorim; Joana Carneiro; Paulo Lameiro. La deliberación del jurado se dará a conocer hasta treinta días después de la fecha del “terminus” del concurso y el autor de la composición premiada recibirá el montante de 1500,00 € (mil quinientos euros). Regulamento do concurso do Hino do Centenário das Aparições de Fátima – composição musical (PORTUGUÊS) Seguindo a secular convicção da Igreja – coincidente, aliás, com a realidade antropológica de tantas culturas – de que a linguagem poética, intrinsecamente aliada à expressão musical, pode manifestar e levar a manifestar o sentimento de alegria de uma especial celebração, o Santuário de Fátima abre um concurso para a criação da música para o hino do Centenário das Aparições. O Santuário de Fátima pretende que o hino se apresente como elemento identificador do acontecimento celebrado, pelo que deve ser facilmente apreensível e memorizável pelas assembleias que se congregam em torno da Mensagem de Fátima (no Santuário ou fora dele). 1. Da criação musical A composição deve ter em conta a tradição musical da Igreja e, bem assim, a estima que a Igreja manifesta pela participação no canto das assembleias em contexto de celebração. O fraseado musical deve respeitar a inteligibilidade do texto cantado. A linguagem musical do refrão há-de permitir a sua apropriação pelas grandes assembleias de Fátima. Admite-se o recurso a vozes mistas e/ou a vozes iguais, tanto para o refrão, como para as estrofes. A composição deve ter uma voz principal que funcione autonomamente, quer no refrão, quer nas estrofes, de modo que todo o hino possa ser executado, mesmo por coros sem recursos para cantar a várias vozes. Pretende-se que o hino seja acessível à generalidade dos cantores das comunidades cristãs, pelo que é importante que o recurso a vozes tenha em consideração que os coros cantam, normalmente, a 3 ou 4 partes. Não se exclui a possibilidade de a obra seleccionada poder vir a ter um ulterior desenvolvimento musical, mas não se exige esse exercício no momento do concurso. Havendo necessidade, por razões musicais, de proceder a alguma adaptação no texto oficial, o autor da música deve indicá-la na composição, ficando a aprovação definitiva das eventuais modificações do texto sujeita a posterior discussão com o autor do poema. 2. Dos candidatos e da formalização das candidaturas As candidaturas serão apresentadas em sobrescrito fechado, identificado no exterior com pseudónimo. Dentro do sobrescrito devem incluir-se cinco exemplares da partitura, assinados com pseudónimo, e um outro sobrescrito fechado, identificado no exterior com pseudónimo e contendo, no seu interior, a identificação do autor (nome, morada e outros contactos). As candidaturas serão abertas por uma comissão nomeada pelo presidente do júri que preparará os trabalhos de avaliação e atribuirá um número a cada composição, garantindo que o nome do autor não seja conhecido antes da abertura das identificações que é feita depois da selecção da obra a concurso. Cada autor pode concorrer com duas composições; para cada uma delas tomará as normas de apresentação que se publicam neste ponto do regulamento. O Santuário de Fátima receberá as candidaturas apenas através de duas vias: entregues na Reitoria do Santuário durante o horário de expediente ou entregues via correio postal. O Santuário não acusará a recepção das candidaturas. A correspondência deverá ser remetida para a morada seguinte: Concurso “Hino do Centenário” Santuário de Nossa Senhora de Fátima Apartado 31 2496-908 FÁTIMA 3. Do prémio O Santuário de Fátima atribuirá o montante de Euros 1500,00 € (mil e quinhentos euros) à composição musical escolhida para hino do centenário. A composição premiada será objecto de publicação nos órgãos oficiais do Santuário de Fátima. O júri reserva-se o direito de não atribuir prémio, caso considere que as candidaturas não tenham qualidade suficiente para serem assumidas como Hino do Centenário das Aparições de Fátima. 4. Do júri O júri é constituído por cinco elementos: Virgílio do Nascimento Antunes, Reitor do Santuário (presidente); Vítor Coutinho, Coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima; Eugénio Amorim; Joana Carneiro; Paulo Lameiro. Da decisão do júri não haverá recurso. 5. Dos prazos A entrega das candidaturas deve ser feita até ao dia 4 de Abril de 2011, inclusive, sendo aceites as composições que, após esta data, cheguem ao Santuário com o carimbo dos correios daquele dia. A deliberação do júri será dada a conhecer até trinta dias depois da data do ‘terminus’ do concurso. 6. Observações Os casos omissos no presente regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima. 7. O texto a musicar O texto a musicar é o que segue, de autoria de Marco Daniel Duarte, e tomado como hino oficial do Centenário das Aparições. Mestra do Anúncio, Profecia do Amor Hino do Centenário das Aparições de Fátima 1. Ouvindo o arauto da Mensagem, Ó terra eleita que o Espírito lavra, Também dizemos: oh! cheia de graça, Sois serva e mensageira da Palavra. Saudada por todas as gerações: Feliz entre as mulheres, sois, Maria! Bendito o Anjo que Vos precedeu: Custódia, como vós, da Eucaristia. Ave o clemens, ave o pia! Salve Regina Rosarii Fatimae! Ave o dulcis Virgo Maria! 2. Os pastores e os magos acorreram, Louvando tão alta maternidade. Como eles, de Vós, queremos Cristo Que do Céu trazeis à humanidade. A palavra de Jesus, Verbo Eterno, Guardáveis toda em Vosso Coração, Refúgio triunfante para os homens Que fazem penitência e oração. 3. No templo apresentastes Vosso Filho E o anúncio da espada ecoou: Dor que jorra da Cruz do Homem-Deus, Dor que sobre a azinheira ressoou. Ensinando a excelsa Sabedoria, Encontrastes Jesus entre os doutores; Mensagem que ensinais à multidão, Pedindo a conversão dos pecadores. 4. Felizes seios, benditas entranhas, Que geraram Jesus, o Salvador! Alimentam a Igreja e o mundo Pregando o Evangelho do Amor. Solícita nas núpcias dos esposos: “Fazei tudo que Ele Vos disser”; Pregão que sai do alto da azinheira Por Vossos lábios, ó Nova Mulher. 5. Dolorosa, de pé, junto ao Madeiro, Gerastes, no Calvário, a humanidade; As dores desse parto Vos trouxeram Ao mundo que tem ânsia da verdade. A alegria da gloriosa Páscoa Sentistes, Virgem pura, ó Mãe Santa! Vitória sobre o mal Vós nos pedis – Eis a mensagem que Fátima canta. 6. No meio da Igreja que nascia Recebestes o Espírito dos céus; Viestes missionária à nossa terra, Proclamando as maravilhas de Deus. Junto com os discípulos de Cristo, Oráveis na assembleia dos cristãos E continuais orando pelo mundo, A Deus levantais, ternas, Vossas mãos. 7. Gozando das primícias do Reino, Habitais a Jerusalém do Céu Donde viestes para nos falar, „stendendo sobre nós benigno véu. À direita de Cristo, sois rainha Ornada de ouro fino de esplendor; P‟ra lá nos qu‟reis levar, ó Mãe bendita! Àquela luz que é Deus, o Deus do Amor. 8. Vós sois, Senhora, a Mãe do Rosário, Sois a Mãe da Alegria e da Luz, A Mãe das Dores e a Mãe da Glória, Mãe do Messias-Cristo que é Jesus. Todos os dias seguimos, Senhora, Vossa admirável recomendação: Contemplar Jesus Cristo no Rosário Para alcançar a eterna Salvação. 9. A Deus queremos nós oferecer-nos E os sofrimentos todos suportar; Orando pelo vigário de Cristo, A vida plena ansiamos alcançar. Reparando as vidas do pecado, Suplicando, chorando nossas dores, Dizemos: “Jesus, é por Vosso amor E pela conversão dos pecadores”. 10. Visitastes o Povo que nasceu Das águas do baptismo redentor, Pedindo penitência e oração, Pedindo conversão ao Deus-Amor. Meditando de Cristo os mistérios, Proclamando a mensagem que Deus faz – É o mandato que trazeis, Senhora, Para que o mundo inteiro alcance a paz. 11. Senhora do Rosário, ao Vosso nome, Erguemos a capela, em oração; Unidos à Igreja Universal, Nela louvamos Cristo, novo Adão. Nela louvamos Cristo, nossa luz, Com a chama da fé em nossa mão. E as mãos alvas que alevantamos São símbolo da paz e do perdão. 12. Rezamos pela paz no mundo inteiro Em Fátima, no Vosso Santuário, Que é terra da paz, Cova da Iria, Ó Virgem Mãe, Senhora do Rosário! O Vosso Coração Imaculado Doce refúgio é do pecador: Triunfo para glória da Trindade, Cantando a Civilização do Amor. 13. Visitando os pequenos, as crianças, Mostrais desígnios de misericórdia. Erguendo a Vossa cátedra, Senhora, Chamais o ser humano à concórdia Ensinando as verdades eternas e a arte de orar, crer e amar, Em Fátima, sois mestra, sois doutora, Sois de Deus profecia, em Vosso altar. |