SUCHE

Anschrift: DÍLI

Ort: DÍLI

Postleitzahl: DÍLI

Geschichte:


A Fundação Mater-Timor (FMT) entregou oficialmente à Diocese de Díli, no dia 8 de Dezembro, a Maternidade-Escola Nossa Senhora de Fátima, na capital de Timor-Leste.
A cerimónia contou com a presença de Fernando Maymone Martins, Presidente da Fundação, e do Cón. Francisco Tito Espinheira, em representação do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, presidente do Conselho de Fundadores. A entrega foi feita ao Bispo de Díli, D. Alberto Ricardo da Silva.
A iniciativa nasceu quando, no Ano Jubilar de 2000, João Paulo II pediu às Conferências Episcopais um gesto de solidariedade social. Em Portugal, foi decidido oferecer às dioceses de Díli e Baucau, em Timor-Leste, uma Maternidade-Escola, que tinha na sua base a intenção não só de facultar assistência materno-infantil directa, como de formar quadros aptos à condução sustentada da vida da nova instituição, uma vez lançada a sua actividade.
Em Setembro de 2002, foi assinada a escritura da Fundação Mater-Timor cujos fundadores são a o Patriarcado de Lisboa, a Conferência Episcopal Portuguesa, as Dioceses de Díli e Baucau, a Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos (FIAMC), o Santuário de Fátima, a Associação dos Médicos Católicos Portugueses e a Rádio Renascença. O próprio João Paulo II contribuiu com um donativo pessoal para este projecto.
A construção do edifício da Maternidade foi concluída no ano de 2008, assegurando-se depois o equipamento técnico e o pessoal especializado necessário para o seu funcionamento. As autoridades locais e a população de Timor-Leste vêem esta maternidade como “um milagre”, que vem possibilitar a melhoria das condições de apoio às mulheres grávidas e às crianças timorenses.
A Diocese de Díli decidiu chamar a si, desde já, a responsabilidade do início da actividade da Maternidade-Escola. Desta forma, a cerimónia culminou os trabalhos da Fundação Mater-Timor na diocese timorense.
Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, no último ano foi colocada uma colaboradora permanente em Timor-Leste, como Directora Geral da FMT para coordenar o projecto localmente, assegurando “os mais altos padrões de qualidade do edifício da maternidade, assim como para garantir a passagem progressiva e eficaz para a Diocese de Díli”.
Maria de Sousa Leitão admite que “abrir uma Maternidade em Timor, o país com uma das taxas de natalidade mais elevadas do mundo mas também com uma das mais altas taxas de mortalidade materno-infantil, representa um desafio enorme a todos os níveis.
Timor-Leste é um dos países da Ásia com maiores taxas de mortalidade materna e infantil, o que é considerado um dos maiores problemas do país.
Actualmente a taxa de mortalidade infantil é de 8,8%, e a taxa de mortalidade materna é de 660 mães por cada 100.000 nados vivos. A percentagem de grávidas assistidas por pessoas qualificadas é de apenas 27%.
Fonte: Agência Ecclesia
 

ZEITTAFEL

22 nov 2024

Messe, auf Portugiesisch, in der Basilika Unserer Lieben Frau des Rosenkranzes von Fatima

  • 07h30
Messe

Rosenkranz, in der Erscheinungskapelle

  • 12h00
Rosenkranz
Diese Seite verwendet Cookies, um Ihnen ein angenehmeres Surfen zu ermöglichen. Durch die weitere Nutzung der Webseite stimmen Sie der Verwendung von Cookies zu. Ihr derzeitiger Internetbrowser ist veraltet. Um Ihre Navigation zu optimieren, aktualisieren Sie bitte Ihren Browser.