Santuário de Fátima edita Guião de oração para o mês de Maria
“Feliz de ti que acreditaste. Itinerário de oração com Maria para o mês de maio” estará disponível no final desta semana
O Santuário de Fátima vai editar um novo guião de oração para o mês de Maria intitulado “Feliz de ti que acreditaste. Itinerário de oração com Maria para o mês de maio”, que estará disponível no final desta semana na livraria do Santuário.
Trata-se de um guia para a oração comunitária ou individual, que propõe um percurso orante a partir da meditação de trechos bíblicos que focam a figura de Maria e o seu percurso de fé.
Este guião, que está dividido em três partes, e se inspira nas palavras da visitação de Maria a sua prima Santa Isabel, exaltando a grandeza da sua fé e proclamando-a bem-aventurada, procura responder a um desafio presente na carta pastoral de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia (15 de setembro de 2015) e contribuir para a celebração do Centenário das Aparições de Fátima, com mais profundidade.
A primeira parte do guião – “«O meu Imaculado Coração será o caminho que te conduzirá até Deus». 31 dias ao ritmo de Maria” – oferece um itinerário diário de oração, partindo sempre de um texto bíblico que nos guia pelo percurso de fé da Virgem Maria, aqui exposto em três etapas: a eleição por Deus, o compromisso frutífero com os desígnios de Deus e o renascer como nova criatura pela mão de Deus.
Na segunda parte – “«Continuem a rezar o terço». Propostas para a celebração comunitária” – convida-se à oração comunitária do terço, apresentando-se um texto explicativo sobre o modo de o rezar e uma meditação sobre os mistérios do Rosário, para concluir com uma proposta para a tradicional celebração de conclusão do mês de Maria, com procissão das velas.
Na terceira parte, com o título “«Quem é vossemecê?». Contributos para a reflexão sobre a figura de Maria”, são oferecidos excertos de documentos do magistério da Igreja sobre as principais temáticas congregadas neste guião: sobre a figura de Maria, apresenta-se o capítulo VIII da constituição dogmática Lumen Gentium; sobre a oração do Rosário, apresenta-se uma seleção da Rosarium Virginis Mariae, de João Paulo II; e, sobre Fátima, oferecem-se textos do Papa Bento XVI.
O guião termina com um texto que procura apresentar, de forma sintética, a mensagem de Fátima.
“Este livro pretende ser um auxílio para uma fecunda e frutuosa vivência do “mês de Maria”: um guia para a oração comunitária ou feita individualmente, em pequenos grupos ou na comunidade familiar; uma proposta diária de meditação da Palavra de Deus e de oração”, refere o reitor do Santuário de Fátima na nota introdutória do livro.
CR
|