22 de março, 2016

2016-03-22_aparicoesdoanjo.jpg


O Anjo da Paz como Anjo da Misericórdia 

D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima quis associar-se à celebração do centenário da Aparição do Anjo.
 

O Santuário de Fátima celebrou ontem, dia 21 de Março, a evocação da Aparição do Anjo aos três Pastorinhos em 1916, no ano em que se assinala o centenário do momento que preparou os pastorinhos para o encontro com Nossa Senhora.

Este momento de evocação teve início na Capelinha das Aparições, seguindo-se uma procissão até à Loca do Cabeço e Poço do Arneiro, os dois locais onde o Anjo da Paz apareceu.

D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, saudou os presentes, em especial os muitos jovens que quiseram participar neste momento celebrativo.

«O centenário das Aparições do Anjo coincide com o jubileu extraordinário da misericórdia. Este Anjo pode ser o Anjo da Misericórdia, porque falou de misericórdia aos Pastorinhos», afirmou o prelado.

Com a recitação do terço, a procissão seguiu até Aljustrel. Durante a oração, não foram esquecidos os refugiados, os perseguidos, os oprimidos.

Na evocação da primeira aparição, foi salientado que a mensagem deixada pelo Anjo aos Pastorinhos foi uma mensagem de paz, e o gesto da paz, feito entre todos os presentes, foi um dos momentos de maior emoção deste percurso a pé, realizado entre o Recinto de Oração e os dois locais da Aparição do Anjo. 

No Poço do Arneiro, local onde o Anjo apareceu pela segunda vez, no verão de 1916, foi recordado o momento em que falou de Misericórdia aos Pastorinhos.

«Que fazeis? Orai, orai muito. Os Corações Santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente, ao Altíssimo, orações e sacrifícios», recorda a Irmã Lúcia nas suas Memórias e esta noite a referência voltou a ser feita.

Na Loca do Cabeço, local da terceira aparição, num convite à atitude de oração feita aos videntes de Fátima, os peregrinos voltaram a rezar juntos as orações ali ensinadas pelo Anjo.

Neste momento celebrativo do centenário das Aparições do Anjo, estiveram presentes vários grupos de peregrinos, entre eles muitos jovens, incluindo espanhóis que estão em Fátima para viver e celebrar a Semana Santa. A peregrinação até aos Valinhos foi sempre acompanhada pelo Reitor do Santuário de Fátima.

AFL/CF

PDF

HORÁRIOS

23 nov 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.