“É impossível ficar indiferente a Fátima”, diz Bruno Galvão um dos produtores do Musical “Entre o Céu e a Terra”
Equipa da Elenco Produções já se encontra a ensaiar em Fátima
O espetáculo de teatro musical, encomendado pelo Santuário, que assinala a última aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, entrou na reta final dos ensaios com a equipa já instalada na Cova da Iria, a trabalhar no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI.
“Entre o Céu e a Terra – O Musical sobre Fátima” é uma iniciativa promovida pelo Santuário de Fátima no âmbito da programação do Centenário das Aparições, desenvolvida pela Elenco Produções, que esta tarde recebeu a visita do vice-reitor do Santuário, Pe Vitor Coutinho que, em nome da instituição, deu as boas-vindas deixando uma lembrança simbólica a todos os elementos da equipa, da produção aos atores.
Em declarações à Sala de Imprensa, o responsável falou deste espectáculo e da sua oportunidade no contexto da celebração do Centenário.
“Era o momento de proporcionar leituras diferentes sobre Fátima, por isso a história deste musical é a história de pessoas comuns que vivem o seu quotidiano e que se deixam tocar de alguma forma por Fátima, ou seja, é olhar para Fátima como uma mensagem atual que toca na atualidade a vida de homens e mulheres comuns como somos todos nós”, declarou o Pe. Vítor Coutinho.
Por seu lado, Bruno Galvão, um dos dois produtores executivos do espetáculo, sublinha a “grande colaboração” entre a equipa da Elenco Produções e o Santuário de Fátima, o que fez com que algumas dificuldades fossem ultrapassadas.
“Coragem para acreditarmos num texto, numa música, nestas pessoas, foi a grande dificuldade. Depois de estar criado, idealizado, de termos o apoio do Santuário- desta equipa enorme do Santuário- , a grande adversidade passou”, referiu.
Assumindo-se como o musical oficial da Celebração do Centenário das Aparições, o espetáculo que agora chega ao grande público, com três espetáculos agendados, resulta do desafio lançado pelo Santuário à Elenco Produções, ainda em 2014, de pensar as Aparições sob um olhar contemporâneo, promovendo a Mensagem de Fátima e apresentando uma abordagem artística única deste acontecimento que marcou o século XX.
Depois de alguns anos de pesquisa e criação artística, o musical “Entre o Céu e a Terra” destaca-se pela sua linguagem contemporânea e composição totalmente original, quer no conteúdo quer na abordagem artística, com vista à evocação e celebração das Aparições e da Mensagem de Fátima.
“É uma história contemporânea […] e eu acredito que qualquer pessoa que se sentar nesta plateia se vai identificar com alguma das personagens e é mesmo isso porque é uma história real”, afirmou Bruno Galvão.
Procurando perceber os sinais do nosso tempo a partir de Fátima, a obra assenta numa omnipresença de Lúcia, Francisco e Jacinta, mas debruçada no cruzamento do passado e do presente, culminando assim num espetáculo forte e sufocante, com uma estética moderna, e promovendo uma maior identificação do público com as personagens.
O responsável sublinha, ainda, que esta oportunidade permitiu a todo o elenco, mas sobretudo a si, uma transformação pois “era crente mas não devoto de Nossa Senhora e agora é-me impossível ficar indiferente a Fátima”.
“Pelo menos uma pessoa já foi transformada à custa deste espetáculo e é, um bocadinho o objetivo que temos: passar a mensagem de Fátima através dos valores da fé, da oração, da vida”, disse o produtor executivo.
O projeto integra uma equipa de 19 atores, cantores e bailarinos em palco e uma orquestra ao vivo, envolvendo também a utilização dos melhores recursos tecnológicos associados a um exigente desenho de luz, som e sonoplastia, bem como uma aposta forte em cenografia e figurinos.
Além de Bruno Galvão a produção executiva é assegurada também por João Ribeiro e o espetáculo conta com um elenco de elevada qualidade, reunindo nomes como Sofia Escobar, Sofia de Portugal ou Joel Branco. A direção musical é de Artur Guimarães, o texto e letras de Liliana Moreira, estando a encenação e coreografia a cargo de Joana Quelhas.
A estreia está marcada para o dia 13 de outubro para as escolas e tem apresentações para o público em geral nos dias 14 e 15 de outubro pelas 21h30, no Centro Pastoral Paulo VI.
Os ingressos para o espetáculo, podem ser levantados na Reitoria do Santuário de Fátima a partir do dia 9 de outubro, e pode também ser feita reserva através do email: [email protected], podendo o ingresso ser levantado no próprio dia no Centro Pastoral de Paulo VI.
Este espetáculo conta com o apoio da Rádio Renascença.
|