15 de abril, 2018

3J3A2187.jpg

 

31 grupos organizados de peregrinos participam nas celebrações dominicais no Santuário

Santuário acolheu este domingo duas peregrinações nacionais da Sociedade de São Vicente de Paulo e dos Amigos do Verbo Divino, e peregrinações de 15 países

 

31 grupos organizados, provenientes de 15 países, num total superior a 6 mil peregrinos, participaram esta manhã na missa dominical do Recinto de Oração, destacando-se entre os vários grupos as duas peregrinações nacionais da Sociedade de São Vicente de Paulo e dos Amigos do Verbo Divino.

Entre os peregrinos estrangeiros registaram-se oito grupos de Espanha, seis da Polónia, oito da Itália(2), da Coreia do Sul(2) , do Brasil(2) e das Filipinas(2) e nove grupos do México, da Tailândia, da Áustria, do Vietname, da Índia, de Malta, da Irlanda, da França e do Sri Lanka.

A missa foi presidida pelo bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César, que afirmou que o mundo precisa de “sinais de esperança”.

“O mundo que nos rodeia encontra-se cheio de violência e de medo” e perante isto os cristãos devem “olhar para Jesus Cristo fazendo o que ele disse: assim como eu vos amei amai o próximo”, afirmou o prelado durante a homilia.

“A fé que professamos, desde o batismo, envolve-nos neste mistério e leva-nos do tempo até à eternidade,  mas não podemos usufruir desta bênção de costas voltadas uns para os outros” disse.

“Se a moda conduz o mundo no caminho da ganância devemos olhar para os outros e ir ao encontro dos mais pobres e mais necessitados, dando primazia à fraternidade e aos mais pobres” numa alusão ao fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, Frederico Ozanam, beatificado pelo Papa São João Paulo II em 1997.

“Quem dera que muitos jovens e famílias o imitassem,  o que denunciaria o culto idolátrico do dinheiro e formava uma sociedade mais justa e fraterna”, acrescentou.

“Sem esta prática nem a vida é respeitada nem os valores morais constituem a herança dos mais novos”, concluiu.

Aludindo à Mensagem de Fátima e ao convite permanente à oração, D. Augusto César sublinhou que a “fé nunca distancia as pessoas e a Eucaristia fomenta a fraternidade”.

“Quem visita Fátima há de ser interpelado por Nossa Senhora que o conduz ao centro da sua mensagem : Jesus Eucarístico. Quem não sente isto e quem não faz este caminho é visitante mas nunca será peregrino”, concluiu o prelado emérito de Portalegre-Castelo Branco, que presidiu à peregrinação Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo que trouxe a Fátima cerca de 2 mil peregrinos.

Entre os participantes nesta celebração estiveram igualmente os  representantes dos episcopados católicos da Europa e da África que estão reunidos no Santuário de Fátima desde sexta feira, para debater os efeitos da globalização sobre as comunidades católicas e a sociedade dos dois continentes, defendendo uma nova visão sobre o fenómeno.

Esta segunda feira haverá um comunicado final dos dois organismos com as conclusões do encontro.

TAGS

fatima2018
PDF

HORÁRIOS

16 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.