Version FrançaisePolski WersjaEnglish VersionVersione ItalianaVersion EspañolaVersão Portuguesa

Home 

Multimedia       RSS  



História   

Mensagem de Fátima   

Reitoria | Serviços   

Locais | Monumentos   

Peregrinos a Pé    

Casamentos | Baptismos   

Acolhimento|Informações   

Pedidos de Oração   

Comunicação Social   

Homilias |Mensagens    

Links   

Contactos   

Newsletter   

- MAIO 2010 -
BENTO XVI EM FÁTIMA


Centenário do Nascimento de Jacinta Marto
2010

CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES
Fátima 2017




Movimento da Mensagem de Fátima




EXPOSIÇÕES



 "FÁTIMA LUZ E PAZ"

A exposição permanente "Fátima Luz e Paz" abriu as suas portas em Agosto de 2002 e está patente ao público no edifício da Reitoria do Santuário, aquele defronte a Capelinha das Aparições.

"Fátima Luz e Paz" tem em exposição a coroa preciosa que a Imagem de Nossa Senhora de Fátima ostenta apenas nos dias de grandes peregrinações e em outras ocasiões especiais. Esta coroa  foi oferecida pelas mulheres portuguesas a 13 de Outubro de 1942, em acção de graças por Portugal não ter entrado na 2ª Guerra Mundial, e tem incrustada a bala oferecida por João Paulo II. O falecido Sumo Pontífice ofereceu a bala que lhe trespassou o corpo no atentado de que foi vítima em Roma, a 13 de Maio de 1981, em sinal de agradecimento à Virgem, por lhe salvo a vida. 

Estão em exposição muitas outras jóias e uma grande variedade de objectos oferecidos ao longo dos anos a Nossa Senhora de Fátima, no próprio Santuário ou nas viagens da Imagem Peregrina pelo mundo.

São milhares as peças, pequeninas ou grandes, de valor real elevado ou muito baixo, mas todas elas de um valor estimativo incalculável: cada uma foi oferecida por gente conhecida ou incógnita, por pessoas individuais ou colectivas, por gente simples e gente socialmente importante. Verdadeiramente significativo é o facto de cada peça ter uma história que reflecte um pedaço da história de quem a ofereceu e que permanece conhecida apenas  pelo próprio e por Deus. Esta exposição é obra de milhares e milhares de peregrinos que em Fátima e na sua mensagem procuram e encontram um pouco de luz e paz que emanam de Deus e por Maria se comunicam aqui na Cova da Iria.

Uma outra peça patente na exposição com uma grande riqueza simbólica é o anel oferecido a Nossa Senhora por João Paulo II. Depois da oração em louvor à Virgem, na Capelinha das Aparições, no dia 12 de Maio de 2000, o Santo Padre ofereceu um anel a Nossa Senhora, deixando também uma mensagem escrita, que transcrevemos: «Este anel, com a efígie de Nossa Senhora e as palavras «Totus Tuus», foi-me dado pelo Cardeal Stefan Wyszynski, nos primeiros dias do meu Pontificado. Com muita alegria, ofereço-o a Nossa Senhora de Fátima em sinal da minha profunda gratidão pela protecção que me tem concedido». 

Após a peregrinação do Santo Padre Bento XVI a Fátima, de 12 a 14 de Maio de 2010, foram colocados nesta exposição a Rosa de Ouro e o Cálice por ele oferecidos, a Nossa Senhora e ao Bispo de Leiria-Fátima, respectivamente. ../portal/index.php?id=41870 

Horários de visita:

- 3ª, 4ª, 5ª feira e Sábado: 09:00 às 12:00 e 14:30 às 17:30 (última entrada);

- 6ª feira: 09:00 às 12:00 e 15:00 às 17:00 (última entrada);

-Feriados Civis: 09:00 às 12:00 e 14:30 às 16:30 (última entrada)

- Domingos e Dias Santos: 09:00 às 12:00 e 14:30 às 16:30 (última entrada);

Encerra à 2ª feira, na tarde de 24 de Dezembro, no dia de Natal e no dia 1 de Janeiro.

Marcações:  É necessária marcação prévia para grupos.

Telf. 249 539 600 Fax 249 539 605 (Referir: Exposição "Fátima Luz e Paz")

E-mail:  fatimalp@fatima.pt

 "CASA - MUSEU DE ALJUSTREL"

A POVOAÇAO DE ALJUSTREL

"Aljustrel é uma das aldeias mais antigas da freguesia de Fátima, tendo adquirido particular importância a partir de 1917, pois aqui nasceram e passaram a infância Lúcia, Jacinta e Francisco, a quem Nossa Senhora apareceu.
No princípio do século era um pequeno lugar constituído por 25 famílias, cerca de 100 habitantes, que viviam do trabalho do campo e da pastorícia. Da terra seca, árida e pedregosa arrancavam, com muito suor, o pão de cada dia.  Ao cair da noite, à volta da lareira, toda a família se reunia para cear e dar graças a Deus".

(Extraído do livro  Aljustrel, Uma Aldeia de Fátima)

Aljustrel é a aldeia onde nasceram os três Pastorinhos a quem Nossa Senhora de Fátima apareceu em 1917. Situa-se a uma distância de dois quilómetros do Santuário de Fátima e é lá que se encontra a Casa-Museu de Aljustrel, mesmo ao lado da Casa da Vidente Lúcia.
O edifício primitivo remonta possivelmente ao século XVII. Actualmente, a habitação é propriedade do Santuário de Fátima e alberga, desde Agosto de 1992, um museu que tem como objectivo mostrar aos visitantes a vida das populações em tempos passados.
Os utensílios de cozinha e de trabalho, as roupas, as mobílias e alfaias da época revelam a simplicidade do povo serrano que em inícios do século XX vivia do seu trabalho diário no campo.
Esta Casa-Museu que pretende retratar o quotidiano familiar no tempo das Aparições situa-se ao lado da casa onde nasceu a vidente Lúcia e a cerca de 200 metros das casas dos Pastorinhos Beatos Francisco e Jacinta.

Horários de Visita:

ATENÇÃO! NOVOS HORÁRIOS EM 2010:

1 de Novembro a 30 de Abril: 09:00 - 13:00 / 14:00 - 18:00

1 de Maio a 31 de Outubro:  09:00 - 13:00 / 14:30 - 18:30

Encerra à 2ª feira.

 

 Fátima no Mundo

Foi inaugurada, nos inícios de Outubro 2007, nos átrios do Centro Pastoral Paulo VI,  e possui fotografias de santuários, igrejas e capelas dedicados a Nossa Senhora de Fátima nos cinco continentes.

Actualmente, encontra-se exposta em um dos espaços anexos à Igreja da Santíssima Trindade, no chamado "Convívio de Santo Agostinho".

Conta também com um roteiro dos santuários e igrejas vistas do espaço (imagens de satélite), a partir do Google Earth, onde é possível identificar alguns dos templos expostos em fotografia.

Entradas livres, das 9:00 às 19:00

Veja aqui os santuários e igrejas no Google Earth (é necessário ter o programa Google Earth instalado). Pode completar a lista de santuários e igrejas, enviando as suas localizações para: sesdi@santuario-fatima.pt

Encontra-se à venda na livraria do Santuário o catálogo desta exposição. Para mais informações veja aqui.

 

 

 

Via Lucis

A Via Lucis, da autoria do artista italiano Vanni Rinaldi, está no átrio entre as Capelas da Ressurreição e do Santíssimo Sacramento, na Zona da Reconciliação da Igreja da Santíssima Trindade, e é composta por catorze quadros que contemplam o Mistério da Ressurreição de Jesus Cristo, desde o momento em que Jesus ressuscita da morte até ao dia de Pentecostes, em que o Ressuscitado envia aos discípulos o Espírito Prometido.

A Via Lucis foi uma oferta do grupo “Testimoni del Risorto” ao Santuário de Fátima .

Entradas livres, das 9:00 às 19:00.

Inauguração, a 2 de Junho de 2008: ../portal/index.php?id=2924

 

“Jacinta Marto – candeia que Deus acendeu”

Esta exposição  foi inaugurada a 11 de Março no Santuário de Fátima, data em que os documentos registam o nascimento da vidente de Fátima beatificada por João Paulo II no ano 2000.
Trata-se de mais uma iniciativa das comemorações do centenário do nascimento da mais nova dos três videntes, patente ao público até 31 de Outubro no vestíbulo do Convivium de Santo Agostinho, na Igreja da Santíssima Trindade.
No momento de abertura da mostra, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, sublinhou que “nos é dado a contemplar nesta exposição a humanidade de uma criança” e também a constatar “que os santos são humanos e que Deus se serve de cada um para realizar as suas maravilhas da graça”.

Entradas livres, das 9:00 às 19:00.

O momento inaugural: ../portal/index.php?id=40836

 

 

“O Bispo vestido de branco: os Papas e Fátima”

A 27 de Março de 2010, o Santuário de Fátima inaugurou no vestíbulo da Capela do Santíssimo Sacramento, na Igreja da Santíssima Trindade, a exposição documental "O Bispo vestido de branco: Os Papas e Fátima", uma exposição que faz memória das visitas papais e este santuário.

A iniciativa pretende, a propósito da vinda do Santo Padre Bento XVI a Fátima, recordar as várias visitas em que os Romanos Pontífices se fizeram peregrinos de Nossa Senhora de Fátima.

O momento inaugural: ../portal/index.php?id=40911



<< voltar  |  imprimir  


(C) Santuário de Fátima